15ª Mostra divulga programação | Mostra de Cinema Infantil Pular para o conteúdo

15ª Mostra divulga programação

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à sua 15ª edição e ocorre no Teatro Pedro Ivo Campos aos finais de semana com uma programação especial para a família e no Cinema do CIC, de segunda a sexta, com as Sessões Escola. Além disso, há uma sessão especial para jovens no Fiesc na quinta feiral, no dia 7. A programação completa pode ser conferida aqui.

Serão exibidos mais de 60 curtas-metragens de todo o Brasil, finalizados em 2015 e 2016 e incluindo o lançamento de filmes catarinenses dedicados às crianças. A partir deste ano, a mostra inaugura também a categoria competitiva para filmes estrangeiros, que terão dublagem ao vivo durante o festival.

Somente no sábado de abertura, no Teatro Pedro Ivo, ocorre a pré-estreia de três longas-metragens nacionais com a presença dos realizadores para uma conversa com adultos e crianças. Em cartaz, As aventuras do Pequeno Colombo, de Rodrigo Gava; O que queremos para o mundo?, de Igor Amin; e A Família Dionti, de Alan Minas.

No hall do Centro Administrativo, onde está localizado o Teatro Pedro Ivo, tem café, sala de leitura da Biblioteca Barca dos Livros e Livraria. Nos finais de tarde tem Palquinho da Mostra. Além da programação no Pedro Ivo, são realizados cineclubes da Mostra nas escolas, Mostras Itinerantes e o Circuito Estadual de Cinema Infantil nos municípios catarinenses.

A programação de domingo, 3 de julho, abre com O Pequeno Príncipe, filme francês que marca a primeira adaptação animada da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, e terá também sessão de curtas do longa japonês O Conto da Princesa Kaguya, de Isao Takahata, baseada num conto popular.

No final de semana 9 e 10 de julho, tem mais programação no Teatro Pedro Ivo. No sábado, além das sessões de curtas, têm dois longas estrangeiros: Asterix e o domínio dos Deuses, de  Louis Clichy e Alexandre Astier, da França, e animação, A Canção do Oceano, de Tomm Moore, uma coprodução da Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Luxemburgo.

No final de tarde, no Palquinho, tem a convidada a rapper MC Soffia. Com 12 anos de idade, ela é conhecida nacionalmente como estrela da internet e do cenário black music. A rapper se orgulha de ser negra, discute racismo e contesta paradigmas sociais para oferecer cultura e conscientização para as crianças.

No domingo, último dia da Mostra, tem sessão do documentário mexicano Meu lugar, de Tonatiuh Martínez, Canal Once e Paquidermo Films, que retrata o país sob o ponto de vista das crianças. Haverá sessão de curtas estrangeiros com dublagem ao vivo, anúncio e exibição dos filmes vencedores do festival. Para encerrar, bailinho com o músico Dudu Filetti, em comemoração aos 15 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.


Publicado em 20 junho 2016


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.