Levar filmes de qualidade além das salas de cinema, valorizando o audiovisual brasileiro para infância, é um dos objetivos da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Coordenadora da Mostra, Luiza Lins com profissionais da educação municipal de Florianópolis.
Com o tema “Cinema, Infâncias e Cidade”, o Festival ocupará 112 instituições de ensino, entre escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A iniciativa inédita é uma parceria entre a Mostra e a Prefeitura de Florianópolis.
A largada para esse projeto que planta a sementinha do cineclubismo nas escolas foi no último dia 23 de setembro, quando cerca de 110 profissionais da educação municipal de Florianópolis receberam material e orientação para as sessões de cinema nas escolas durante o festival.
Como vai funcionar? Cada escola participante receberá um link com os filmes selecionados que poderão ser exibidos durante as semanas do Festival. A ideia é que cada unidade monte um ambiente com clima de cinema, e claro, pipoca para acompanhar. No decorrer do evento, a equipe da Mostra estará disponível para orientações e dúvidas.
“Assistir aos filmes da Mostra na escola abre o leque de possibilidades para as crianças, que hoje têm mais acesso ao que o circuito comercial oferece”, afirma Luiza Lins.
Bairros educadores
Além das instituições de ensino, a 21ª edição estará em 7 bairros educadores da Capital: Ingleses, Mocotó, Monte Cristo, Monte Verde, Morro da Mariquinha, Sambaqui e Rio Vermelho.
“A iniciativa do Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, e da coordenadora da Mostra, Luiza Lins, em levar o cinema para dentro de todas as unidades educativas enche o meu coração de alegria porque como arte educadora e apaixonada por cinema posso constatar nestes 21 anos que a Mostra de Cinema Infantil transformou a vida de muitos municípios, incluindo não somente os estudantes, mas os profissionais da educação e suas famílias, assim como a minha foi transformada através das maravilhosas experiências estéticas proporcionadas a cada edição”, declarou Waleska Regina Franceschi, chefe do departamento de bibliotecas escolares e comunitárias
Curtas-metragens nacionais
As sessões tanto nas escolas quanto nos bairros educadores exibirão curtas-metragens nacionais, que refletem a pluralidade das infâncias e da sociedade brasileira e abordam temas atuais, como questões de gêneros, diferenças sociais, inclusão e ancestralidade. Uma chance imperdível para conhecer e conferir mais da diversidade do nosso Brasil!
A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, acontece de 7 a 22 de outubro de 2022, e está com uma programação especial: exibições de filmes nacionais e internacionais no Teatro Governador Pedro Ivo, sessões durante a semana no Cinema do CIC e em outras regiões da cidade, shows musicais, oficinas para crianças e programação adulta, tudo gratuito.