Já virou tradição no calendário cultural da capital catarinense. Dia 11 de outubro começa uma nova edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
O evento mais esperado pelas crianças (e pelos adultos também!) vai exibir mais de 80 filmes, além de promover shows, lançamentos de livros e oficinas de audiovisual (inscrições abertas). A programação é inteiramente gratuita e acontece presencialmente até o dia 19/10, no Centro Integrado de Cultura (CIC), além de ocupar a cidade por meio de exibições em escolas e comunidades. E para que crianças de todo o Brasil tenham acesso aos filmes, uma seleção de curtas ficará disponível de 12 a 31/10, no Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita, dedicada ao cinema brasileiro.
A abertura para adultos e professores começa dia 11/10, às 9h, no Cinema do CIC, onde será realizado o Encontro Nacional de Cinema Infantil (faça sua inscrição aqui), aberto ao público e com o tema “Formação, Promoção, Distribuição e Mercado”. Entre os convidados, profissionais ligados ao audiovisual para crianças, como Fabiano Gullane, Célia Catunda, Gabriella Mancini, Carla Esmeralda, Gabriel Portela, Aleteia Selonk, Aline Belli, Patricia Barcellos e Tatiana Costa.
Às 14h, será realizada a pré-estreia da série Gente Verdadeira, de Chico Faganello (faça sua inscrição gratuita para a abertura da Mostra). A obra aborda diferentes infâncias indígenas que crescem em todo o Brasil e acompanha o cotidiano de meninas e meninos de comunidades remotas e outras urbanizadas, trazendo a reflexão sobre como estas infâncias podem inspirar as famílias atuais. A exibição será seguida de debate com os diretores da série, Chico Faganello e Vanessa Fe Há, indígena do povo Kaigang, e com a professora e ativista Eliane Potiguara.
Filmes selecionados
No Dia das Crianças, 12 de outubro, começa a mostra competitiva. Entre os títulos selecionados para a Mostra, estão curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, vindos de 14 países, como Bélgica, França, Peru, Portugal e Rússia. Os filmes trazem um retrato atual da diversidade sócio-cultural do Brasil e do mundo. São obras lúdicas, que respeitam os temas da infância, sem espaço para preconceitos e estereótipos. A classificação etária é livre, com filmes indicados para 4, 6, 8 e 12 anos de idade.
“Realizar mais uma mostra de cinema para as crianças me deixa muito feliz! Poder apresentar a mais recente filmografia brasileira produzida especialmente para elas, com toda a diversidade cultural brasileira e com a qualidade da nossa produção, é algo que me enche de orgulho. Precisamos cada vez mais possibilitar que elas tenham acesso ao nosso cinema. Não só para a formação para a cidadania, mas também para a fundamental formação de plateia que o audiovisual brasileiro tanto precisa”, afirma a diretora da mostra, Luiza Lins.
Série Gente Verdadeira de Chico Faganello
Premiação inédita
A mostra competitiva é restrita aos curtas-metragens, divididos nas categorias: Curtas Catarinenses, Curtas Nacionais, Curtas Nacionais – Direitos Humanos, Curtas Internacionais e Sessão Jovem. Uma novidade desta edição é o Prêmio Aquisição do Itaú Cultural Play. Uma equipe do Itaú Cultural irá selecionar um curta para receber o valor de R$ 15 mil, com licenciamento para a plataforma pelo período de 24 meses – após janela de 12 meses para exibição em festivais.
Além disso, todos os curtas-metragens participantes concorrerão a três prêmios: Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, Melhor Filme, votado por Júri Popular, e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500,00. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado da 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os curtas vencedores serão anunciados dia 19 de outubro. O show de encerramento será com a dupla infantil Tiquequê.
Ademais à programação no Teatro Ademir Rosa e no cinema do CIC será realizado o Circuito-Escola, com exibição de filmes selecionados em mais de cem escolas municipais da região.
Consultoria de roteiro
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis está com inscrições abertas para consultoria de roteiro com a roteirista especializada no público infantojuvenil, Gabriella Mancini, que já assinou trabalhos para produtoras como Globofilmes, Conspiração Filmes, Gullane e Netflix. Na primeira semana de outubro serão anunciados 1 curta e 1 longa selecionados. As inscrições, abertas somente para moradores de Santa Catarina, podem ser feitas clicando aqui.
Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet.
Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet.
Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. Em sua última edição, em 2023, exibiu 100 filmes, entre curtas-metragens nacionais e internacionais, e oito longas-metragens convidados. Esteve em diversos espaços da cidade e chegou a mais de 100 instituições de ensino municipais. Alcançou cerca de 30 mil pessoas.
Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook / YouTube e confira a programação completa clicando aqui!