Durante a semana, de 2 a 6 de julho, a programação da Mostra de Cinema Infantil conta com as Sessões Escola. Este ano, cerca de 5 mil crianças, de 84 escolas da Grande Florianópolis, passam pelo Teatro Pedro Ivo para assistir, na tela grande, filmes que estão fora do circuito comercial.
Organizadas mediante agendamento, as sessões são realizadas em dois horários, às 9h e às 14h30, e foram divididas em programas para crianças de 4, 6, 8 e 10 anos, com duração de 45 a 65 minutos.
Crianças de escolas públicas e particulares de Biguaçu, São José e todos os bairros de Florianópolis têm a oportunidade de assistir animações, ficções e documentários nacionais e internacionais. Parte das escolas recebe transporte gratuito fornecido pela Mostra.
Sofia, 6 anos, gostou do curta brasileiro ‘Mundo Ripilica, as aventuras de Lilica, a coala’, de Humberto Avelar. Já Inácio, 5 anos, adorou a animação eslovênia ‘Kooya – wild sunbed’, de Kolja Saksida, ambos exibidos na quarta (4).
“As crianças não têm muito contato com cinema no dia-a-dia e é importante essa experiência”, disse Helena Becker, professora da escola Escola Pública Municipal Nei Colonia Z 11, na Barra da Lagoa.
A Sessão Escola é realizada há 17 anos, desde a primeira edição da Mostra de Cinema Infantil, e cerca de 90 mil crianças já participaram do projeto.
Texto: Milena Coutinho