O Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens em 2020 foi realizado de forma online e gratuito, com oficinas de Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos, conversas sobre Cinema e Educação e exibição de filmes catarinenses, em 9 dias de programação – de 31 de agosto a 8 de setembro.
Foi a 9ª edição do Circuito e uma estreia no universo virtual, com uma edição 100% online que dá acesso a potentes conteúdos e filmes, valoriza a interação e capacita educadores e gestores culturais. Tudo transmitido pelos perfis da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nas redes Facebook e YouTube. Aberto ao público e gratuito.
Neste ano, pela primeira vez, tivemos uma seleção de curtas catarinenses. Acreditamos na força do pertencimento por meio do audiovisual e reconhecemos a importância das crianças verem sua cultura nas telas.
Além disso, queremos levar o cinema produzido em Santa Catarina, ainda pouco conhecido e debatido, às crianças, jovens, famílias e educadores de todos os municípios de Santa Catarina e de todo o Brasil.
Curtas catarinenses foram lançados na abertura do evento e os filmes ficaram disponíveis desde o Circuito. Também foram exibidos ao vivo nas redes da Mostra, com bate-papo com realizadores ao final de cada sessão.
A programação foi pensada com muito carinho e cuidado para dar mais subsídio aos professores em sua atuação nesse momento tão delicado pelo qual estamos passando. Desejamos que educadores participem das oficinas, conversas (vídeos disponíveis neste link) e se apropriem dos filmes disponíveis e exibam em sala de aula (veja os filmes mais abaixo nesta página).
Orientações para emissão do Certificado foram enviadas para o e-mail de cada participante através da ferramenta e-certificado. Com o seu CPF e a senha fornecida no email você deve acessar o site indicado e baixar ou imprimir o Certificado.
Se você não recebeu ou teve algum problema, escreva para circuito@mostradecinemainfantil.com.br
As conversas sobre Cinema e Educação do Circuito buscaram traçar um panorama de todos os projetos importantes que acontecem no Brasil nesta área, além de serem pílulas de reflexão e estímulo. Foram de curta duração, com interação ao final de cada conversa. ASSISTA AS CONVERSAR DO CIRCUITO 2020.
Assuntos como educação audiovisual e criação de filmes nas escolas e filmes com e para crianças, entre outros, estão na programação que teve a participação de profissionais do Cinema e da Educação de diversos estados brasileiros.
Cláudia Mogadouro
No total foram seis oficinas sobre Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos, voltadas aos profissionais da educação que querem se aproximar do universo audiovisual e incorporá-lo às suas práticas educativas.
O conteúdo transmitido permitiu ampliação do repertório de forma crítica, criativa e reflexiva. Outro objetivo da atividade foi inspirar práticas de produção e mediação com recursos audiovisuais acessíveis.
A frente desta atividade esteve o Coletivo Móbile Educacional.
Interfaces da educação das famílias e dos professores no uso das tecnologias por crianças e jovens (materiais, planejamento, tempo de tela). Tecnologias digitais/audiovisual e as fases do desenvolvimento humano. A relação da família e da escola em tempos de pandemia e os usos potenciais do audiovisual na comunicação.
Pesquisa de referências de linguagem para a produção de vídeos para crianças, famílias e professores. Definição de interlocutor (para quem), tema (o quê) e formato (como). Elaboração de roteiro audiovisual para a produção de vídeos em contextos educativos e compartilhamento online.
Produção audiovisual caseira e com recursos técnicos básicos e/ou limitados. Gravação, fotografia e captação de áudio. Estratégias para a captação de imagens e sons: ambiente/cenários, iluminação, áudio e composição (enquadramentos, foco e movimento). Recursos técnicos básicos: gravação com celular, uso de materiais caseiros e improvisações (faça você mesmo/do it yourself (DIY)).
Decupagem de material e elaboração de roteiro de edição de vídeo. Organização do material, unidade estética (coerência de linguagem e identidade visual). Aplicativos de celular para a edição de vídeos: principais recursos.
Publicação e compartilhamento de vídeos em repositórios online (plataformas), canais no youtube e redes sociais. Definições técnicas, direitos autorais, faixa-etária e classificação indicativa.
Aplicativos que contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem. Uso consciente e crítico de produções audiovisuais e aplicativos já disponíveis. Curadoria para e com as crianças e jovens. Produção audiovisual para aulas online. Possibilidades de avaliação no ensino remoto.
São quatro educadoras/pesquisadoras que atuam na formação de professores e professoras na e da cultura digital. Ministram oficinas, lives e palestras, trabalham com consultoria, assessoria e projetos. Buscam a ampliação de repertórios audiovisuais e a autonomia nos processos criativos de comunicação no contexto da cultura digital. São idealizadoras e atuam no projeto Cinema na escola: construindo espaços de cidadania: https://cinemanaescolanica.wordpress.com/blog/
Karine Joulie
Produtora Cultural, Educadora Audiovisual, Mestre e Doutoranda em Educação (PPGE/UFSC)
Bacharel em Cinema e Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Atua no desenvolvimento de projetos de formação de professores, mediação de cineclubes, além da realização de mostras de cinema voltados para infância, educação e direitos humanos, como o Projeto Inventar com a Diferença. Atualmente é doutoranda em Educação (PPGE/UFSC) na linha de Educação e Comunicação e tem como tema de pesquisa as interlocuções entre cinema e formação de professoras
Juliana Costa Muller
Pedagoga, Designer Instrucional, Psicopedagoga, Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFSC)
Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Especialista em Psicopedagogia (FMP), Desing Instrucional para EaD (FACEL), Orientação e Supervisão Escolar (FAVENI). Professora na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Os estudos estão voltados para a educação (da família e dos professores) no uso das tecnologias digitais pelas crianças. Atuou na formação continuada de professores(as) do município de Palhoça/SC, dos dirigentes municipais da educação, na rede estadual de Santa Catarina (link: https://www.youtube.com/watch?v=V4HaIBrmtr4).
Lídia Miranda Coutinho
Jornalista, Designer Educacional, Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFSC)
Jornalista, estudante de Pedagogia, Doutora e Mestre em Educação (UFSC e UDESC). Pesquisadora da cultura digital, mídia-educação, currículo e formação de professores. Trabalhou por oito anos no desenvolvimento de plataformas digitais educativas para jovens e adultos (jogos, ambientes digitais de formação, stands e museus interativos). Atuou como roteirista em audiovisuais para EaD, como assistente de direção em publicidade, e na produção de documentários sobre os mais variados temas.
Silviane De Luca Avila
Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação (PPGE/UFSC)
Mestre em Educação (PPGE/UDESC) e Doutoranda em Educação (PPGE/UFSC), linha de pesquisa “Educação e Comunicação”. Pedagoga. Coordenadora Pedagógica da Faculdade Cesusc. Pesquisadora sobre cultura digital e as interfaces com a educação, tanto no uso das tecnologias digitais realizado pelas crianças como o uso pedagógico por educadores. Atuou como professora da educação básica e ensino superior na modalidade a distância.
10h às 11h30 – Oficina
Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Educação e Tecnologias, com o Coletivo Móbile Educacional
14h às 15h30 – Abertura: Conversas sobre Cinema e Educação
Apresentação: Luiza Lins – Diretora Geral do Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens.
Tema: Educação, arte e mídias digitais
Convidada 1: Sonia Goulart (DF)
Convidada 2: Gilka Girardello (SC)
Lançamento dos curtas-metragens catarinenses
10h às 11h30 – Oficina
Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Linguagem Audiovisual e Roteiro, com o Coletivo Móbile Educacional
14h às 15h30 – Conversas sobre Cinema e Educação
Tema: Filmes com e para crianças
Convidada 1: Gabriela Romeu (SP)
Convidada 2: Rita da Silva (SC)
Relato de experiência: Ally Collaço (SC)
10h às 11h30 – Oficina
Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Produção Audiovisual, com o Coletivo Móbile Educacional
14h às 15h30 – Conversas sobre Cinema e Educação
Tema: A educação audiovisual e a criação de filmes na escola
Convidada 1 : Ana Bárbara Ramos (Semente Cinematográfica – PB)
Convidada 2: Felipe Leal (Semente Cinematográfica – PB)
Mediação: Monica Fantin (UFSC/SC)
10h às 11h30 – Oficina
Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Edição de Vídeo, com o Coletivo Móbile Educacional
14h às 15h30 – Conversa sobre Cinema e Educação
Tema: Lei 13.006 e a formação de professores
Convidada 1: Maria Angélica (Programa de Alfabetização Audiovisual – RS)
Convidada 2: Cláudia Mogadouro (Cineclube de Educadores-SP)
Mediação: José Douglas Santos (SE)
10h às 11h30 – Oficina
Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Publicar e Compartilhar, com o Coletivo Móbile Educacional
14h ás 15h30 – Conversas sobre Cinema e Educação
Tema: Cineclube nas escolas
Convidada 1: Simone Monteiro – Multirio – RJ
Convidada 2: Marialva Monteiro – Cineduc-RJ
Relato de experiência: Sandro Cordeiro (UFRN)
17h às 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses
– O Mistério do Boi de Mamão (de Luiza Lins, ficção, SC 2005, 13′)
– Campeonato de Pescaria (de Luiza Lins e Marco Martins, ficção, SC, 2009, 14′)
– Nuvem (de Vanessa Sandre, ficção, SC, 2014, HD, 15’)
Após a sessão: Bate papo com os realizadores Luiza Lins, Marco Martins e Vanessa Sandre.
17h às 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses
– Taí ó, uma aventura na Lagoa (de Mauricio Venturi, ficção, SC, 2014, 15’)
– Meu tio que me disse (de Vanusa Angelita Ferlin, SC, ficção, 2015, 9’40’’)
– O Sumiço da Coroa (de Marco Martins e Chico Faganello, ficção, SC, 2013, 13’)
– O resgate (de Arthur Roedel, SC, ficção, 2018, 12′ min)
Após a sessão: Bate papo com os realizadores Vanusa Ferlin, Kátia Klock e Arthur Roedel.
17h às 19h – Sessão online de Curtas Catarinenses
– O Samba daqui (de Melina Curi, ficção, SC, 2014, 15’)
– Nham Nham – A criatura (de Lucas de Barros, ficção, SC, 2015, HD, 13’)
– O fim da trama (de Patrícia Monegatto, SC, ficção, 2016,13’)
Após a sessão: Bate papo com os realizadores Melina Curi, Lucas de Barros e Patricia Monegatto.
10h às 11h30 – Oficina
Práticas de produção e mediação audiovisual para contextos educativos – Recursos audiovisuais e escola, com o Coletivo Móbile Educacional
14h às 16h30 – Encerramento: Conversas sobre Cinema e Educação
– Relatos sobre experiências de professores
– Exibição do filme vencedor
Uma seleção de 10 curtas-metragens catarinenses produzidos a partir de 2005 até os dias atuais foi disponibilizada no início do evento, dia 31 de agosto, no canal do YouTube da Mostra. Os filmes continuam disponíveis.
São parte da seleção de filmes também curtas nacionais que fizeram sucesso durante as Mostras de Cinema Infantil ao longo dos seus 18 anos de existência. O objetivo é ampliar o conhecimento das crianças em relação a diversidade cultural brasileira.
Como sempre o Circuito trabalha pela inclusão. Todos os filmes catarinenses têm versão acessível disponível nesta playlist do Canal da Mostra.
Se é professor, exibiu os filmes e gostou, mande seu relato pra gente: circuito@mostradecinemainfantil.com.br
Assista!
Taí ó, uma Aventura na Lagoa
Nuvem
No Fim da Trama
Nham Nham A Criatura
O Sumiço da Coroa
Meu tio que me disse
Caranga – do outro lado do manguezal
O resgate
Campeonato de Pescaria
O Mistério do Boi-de-mamão
O Samba Daqui
Assista!
Disque Quilombola
A Menina Espantalho
Médico de Monstro
Salu e o cavalo marinho
O Maestro do tempo
O filho do vizinho
O fim da fila
A Escola de Ensino Fenomenal
Lé com cré
Alma Carioca: Um Choro de Menino
Calango!
Lá do Alto
O Melhor Som do Mundo
Sabemos que o audiovisual pode ser uma boa ferramenta neste momento. As Conversas sobre Cinema e Educação continuam disponíveis, bem como os filmes exibidos durante o Circuito.
Queremos te convidar a usar esses filmes nas suas aulas, ou disponibilizar para os alunos, e explorar as possibilidades que eles trazem, como a produção textos, poesias e desenhos por parte dos alunos e alunas.
Se utilizar os filmes, não esquece de contar para a gente como foi a experiência pelo e-mail circuito@mostradecinemainfantil.com.br.
Se quiser compartilhar trabalhos dos alunos, será uma grande alegria para nós!
Importante: as atividades do Circuito contabilizaram horas para emissão de certificado, cedido mediante participação em 10 horas ou mais do evento.
Um abraço virtual da nossa equipe para você e até logo mais!
Nos eventos presenciais realizados até 2019, beneficiamos em torno de 100 municípios e já chegamos a alcançar 100 mil pessoas por ano. Com o evento online, queremos apoiar um número ainda maior de educadores.
O Circuito Estadual de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens tem patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Fundação Catarinense de Cultura/Governo de Santa Catarina e, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BRDE- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina e da Enercan – Campos Novos Energia S.A. A realização é da Lume Produções Culturais e a direção geral de Luiza da Luz Lins.
Parcerias de longa data com instituições estaduais irão possibilitar que a programação chegue a muitas cidades. A Fecam – Federação Catarinense de Municípios e o IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina estão nos apoiando na disseminação de informações sobre o projeto.
O Circuito de Cinema Catarinense para Crianças e Jovens – Encontros de Cinema e Educação é uma iniciativa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.