Incentivo à diversidade no mercado audiovisual marca o Mif.kids 2022

Durante os três dias de evento, players, criadores e produtores audiovisuais refletiram sobre a pluralidade no setor.

Flávia Costa, Carla Esmeralda, Cecília Mendonça, Luiza Lins e Flavia Naliato.

 

A proposta do Mif.kids 2022 foi apresentar o mundo audiovisual com foco na diversidade e assim o fez. Foram três dias de evento de conexão entre players, criadores e produtores audiovisuais focados no público infantojuvenil. Os painéis, apresentados por importantes agentes do setor, preencheram o evento com informações relevantes sobre o mercado e debates necessários. Mais de duzentas pessoas passaram pelo evento que aconteceu nos dias 29, 30/06 e 01/07, em Florianópolis.

Com a proposta de promover a diversidade no audiovisual, os debates realizados durante o Mif.kids instigaram os participantes a refletirem sobre o tema e, o mais importante, investir na pluralidade. Para isso, os diretores do Mif.kids, Luiza Lins, Carla Esmeralda e Paulo Barata fizeram questão de trazer convidados plurais para participarem do evento e enriquecer o debate.

“Sempre nos preocupamos que todas as crianças se vissem na telas. O Brasil é muito plural e as crianças precisam ser apresentadas a isso”, declarou Luiza Lins.

No primeiro dia de evento, a pesquisadora de Cultura Infância, Isabela Silveira, comandou o painel “Infância e mercado: quem é esse público?” junto com a roteirista holandesa Mieke de Jong. Isabela destacou a importância de enxergar a criança como sujeito de direitos. “Deve ser dada prioridade às crianças também na produção de conteúdo, produtos artísticos e culturais para conformar a subjetividade desses pequenos cidadãos”, enfatizou.

No painel “Por um mundo mais diverso”, as executivas Cecília Mendonça, Flávia Costa e Flávia Naliato, da Disney, Gloob e Globo Filmes, respectivamente, falaram como trabalham a diversidade nas produções audiovisuais para a infância. “Ainda são poucas as mulheres atuando no mercado audiovisual, então precisamos atingir essa diversidade também na ponta da pirâmide”, refletiu Flávia Naliato.

Êxito no Pitching

Como esperado, o Pitching dos selecionados pelo Lab Infâncias Diversas foi um sucesso. Doze projetos foram apresentados para grandes players do mercado audiovisual no segundo dia de evento.

Durante o mês de junho, os projetos foram aprimorados no Lab Diversas Infâncias, cuja comissão de Seleção do Lab Infâncias Diversas foi composta por Carolina Sanches, Marcia Zanelatto, Michel Carvalho e Paulo Barata.

Alguns projetos saíram em processo de negociação com grandes players do mercado audiovisual brasileiro. A intenção do Mif.kids é continuar acompanhando esses projetos. “Vamos assessorar esses projetos durante doze meses para que eles possam ter suporte interlocução e na negociação e no processo de desenvolvimento com esses players”, declarou Paulo Barata.

Foram três dias incríveis com mais de duzentos representantes do audiovisual, convidados de todo o Brasil e muito diálogo sobre infância, diversidade, cultura brasileira e a busca por um audiovisual livre de estereótipos e preconceitos. O Mif.kids veio para ficar.

Pós-pitching e Agenciamento

Para finalizar o ciclo iniciado com o Lab Infâncias Diversas, o Mif.Kids entra em julho na etapa de Pós-pitching e Agenciamento, que inclui consultorias para o desenvolvimento dos 11 projetos selecionados, sob o ponto de vista negocial – com dinâmica criada por Paulo Barata, bem como a apresentação e venda dos projetos aos players do mercado brasileiro, latino-americano e global.

A participação dos selecionados nesta etapa que segue até julho de 2023 é opcional e abrange duas sessões de consultoria de negócios com Paulo Barata, para discutir estratégias de viabilidade e financiamento, narrativas de vendas e materiais de apresentação, a partir da experiência do Pitching no Mif.Kids 2022.

Fotos do evento em Florianópolis

Ano que vem tem Mif.kids 2023!


Publicado em 08 julho 2022


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo