Mostra 2021

A edição comemorativa de 20 anos da Mostra teve 140 filmes, disponíveis para serem assistidos a qualquer momento na plataforma InnSaei e em sessões ao vivo online seguidas de bate-papos.

Além dos filmes, a 20ª Mostra, realizada de 16 a 31 de outubro, online e gratuita, teve shows de música – Zeca Baleiro e Banda e Camerata Florianópolis, Oficina de Produção de Novos Festivais, oficina de audiovisual para crianças, masterclass Tarsilinha, Encontros de Cinema Infantil e Encontros de Mercado – uma novidade desta edição. Parte da programação ainda encontra-se disponível e você pode conferir nesta página ou em nosso canal.

Parte da programação ainda encontra-se disponível e você pode conferir nesta página ou em nosso canal.

“Foi uma programação intensa e a realização dessa edição online nos trouxe muitos desafios, mas é gratificante ver o números de pessoas de todo o Brasil que aproveitaram a Mostra deste ano. Contemplamos na programação crianças e suas famílias, educadores, realizadores e interessados em cinema e produção cultural e players do mercado audiovisual. Estamos felizes que a nossa programação alcançou mais de 30.000 pessoas. Muito obrigada a todos e todas que participaram“, afirma Luiza Lins, idealizadora e diretora da Mostra.

Programação disponível no canal da Mostra no YouTube

Uma parte da programação da 20ª Mostra aconteceu no canal do festival no YouTube e ainda pode ser acessada a qualquer momento.  Estão disponíveis shows, masterclass, oficina de audiovisual para crianças e muito mais. Confira:

Abertura da 20ª Mostra + show ‘Zoró Zureta’ com Zeca Baleiro e Banda

Concerto ‘Camerata Florianópolis apresenta Villa Lobos para crianças’

Masterclass Tarsilinha, com os diretores Celia Catunda e Kiko Mistrorigo

Oficina de audiovisual para crianças Era uma vez, com Ally Collaço

Sessões de Cinema

Sessão Vlog + bate papo com crianças que participaram dos filmes

Sessão ‘Séries que Encantam’ + bate-papo com realizadores e realizadoras

Sessão Filmes por Crianças e Escolas + bate-papo com professores

Sessão ‘Videoclipes’ da 20ª Mostra + bate-papo com realizadores e realizadoras

Encontros

Encontro do Cinema Infantil | 20 anos de Cinema para crianças no Brasil

Encontros do Cinema Infantil – O Cinema atual para crianças

Encontro do Cinema Infantil | Festivais Latino-americanos de Cinema para crianças

Bate-papo

• Conversa com equipe do curta-Metragem catarinense Nonna + crianças convidadas

A 20ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foi realizada pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Prêmio Catarinense de Cinema. Teve o patrocínio cultural da  Eletrobrás CGT Eletrosul, Qualirede, Engie Brasil Energia, Itaú e Da Magrinha. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.

Os Premiados da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2021

Batchan Melhor filme nacional

Dirigido por Ester Harumi Kawai (SP), a animação Batchan (2020) baseado na vida da autora, conta a história tocante de uma garotinha nipo-brasileira que tenta aprender a conversar com sua avó surda.

Clair de Lune – Melhor filme internacional

O curta Frances Clair de Lune | Luz da Lua (2020), assinado pelos diretores Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beaugrand, Hugo Bussiere e Hugo Jacquet, conta a história de um pai que, sentindo-se culpado por ter esquecido o livro que havia prometido à filha, dá asas à própria imaginação para contar para ela uma história de fantasia.

La Piñata – Melhor filme internacional

A ficção mexicana La Piñata | A Pinhata (2020), de Verónica Ramírez, conta a história de Lorena, uma menina de 7 anos que quer ganhar uma competição de pinhatas (brincadeira tradicional mexicana) da escola. A garota, sem poder contar com a ajuda da mãe, trabalha sozinha e recebe o apoio dos amigos para criar uma pinhata especial.

Melhores Curtas 4 +

Nana & Nilo na Cidade Verde

De Sandro Lopes, RJ, animação, 2020 – Nana, Nilo e Alice viajam para o futuro para conhecer um lugar incrível, a Cidade Verde, onde a sabedoria de povos indígenas e quilombolas ensina a cuidar do meio ambiente por meio das tradições teko porã e ubuntu.

Raone

De Camila Santana, SP, documentário, 2021 – Raone tem 4 anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

O Papagaio e a Pipa

De Tiago MAL, SP, animação, 2021 – A história de um menino que constrói seu próprio papagaio e com esforço consegue colocar seu novo amigo no céu. Lá no alto, o desajeitado Papagaio conhece uma Pipa, mas logo a perde de vista.

Melhores Curtas 6 +

Liga da Mata – Abelhas

De Sergio Kalili, SP, animação, 2021 – Passeando pela mata, Fulozinha percebe que o ambiente está esquisito. Com a ajuda do pajé, descobrem que o problema está na extinção das abelhas. Com a liga da mata, encontrarão uma saída para ajudar a humanidade e, de quebra, preservar o meio ambiente.

Tuca, O Mestre Cuca – A Plantinha da Pri

De Rubens Belli, Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold, SC, animação, 2019 – Pri, Olívia e Jonas têm uma tarefa da escola diferente: plantar sementes e cuidar das mudas com muita atenção. Tuca adora a ideia, pois poderá usar as plantinhas comestíveis em suas receitas. Porém, a pimenta-biquinho da Pri parece não nascer nunca, o que a leva a tomar uma decisão radical.

O meu novo bichinho de estimação

De Jaqueline Moreira, MG, animação, 2021 – Ana Galocha encontra um novo e inusitado bichinho de estimação, e isso cria muita confusão na sua casa e entre suas amigas. Enquanto cuida dele, a menina aprende muitas coisas sobre estes curiosos bichinhos e descobre uma nova forma de se divertir.

Melhores Curtas 8 +

Batchan

De Ester Harumi Kawai, SP, animação, 2020 – “Como você descreveria uma voz… que nunca foi ouvida?” Baseado na vida da autora, Batchan conta a história tocante de uma garotinha nipo-brasileira que tenta aprender a conversar com sua avó surda.

Paloma

De Alex Reis, SP, animação, 2020 – Na Praça da Sé, em São Paulo, Paloma — uma pomba como qualquer outra — engole um chip de celular e percebe a realidade em que vive: as pombas sempre se alimentam de restos que os humanos jogam no chão. Diante disso, ela vai atrás de justiça e, com Pru, descobre sobre quem se tornou e o seu lugar entre pernas, ratos e outros habitantes da cidade.

A Conselheira do Rei

De Isabele Bonzoumet, RJ, animação, 2021 – A Conselheira do Rei foi publicado em 2017 e logo virou uma bela contação de história. Em 2020, o trabalho ganhou apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Lei Aldir Blanc, para virar uma contação em vídeo. Tratamos de temas como honestidade, priorizando também uma narrativa inclusiva e uma protagonista feminina forte e independente.

Melhores Curtas 10 +

Arte em Tempos de Pandemia: Rosa

De Rita de Cácia Oenning da Silva, SC, documentário, 2020 – A quarentena trouxe experiências inesperadas para Rosa, e a arte a ajudou a elaborar e refletir.

Aurora – A Rua que Queria ser Rio

De Radhi Meron, SP, animação, 2021 – Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória, sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?

Fome

De Felipe Fré, SP, ficção, 2019 – Num pequeno vilarejo, Lia vence dragões montada em sua vassoura, enquanto Fátima cozinha para vencer a fome de mais um dia que chega ao fim. Quando uma dupla de saltimbancos chega ao vilarejo, um evento inesperado faz com que mãe e filha compreendam que não é somente o corpo que necessita de alimento.

Melhores Curtas 12 +

Utopia

De Sofia Federico, BA, ficção, 2021 – Guel e Bomani são vizinhos e vivem separados por um muro. Um dia eles se conhecem por meio de uma fenda e começam a disputar a posse de um caleidoscópio encontrado por eles no local. Maíra tenta resolver, mas acaba entrando na briga pelo objeto. Como conciliar todos os interesses? Uma solução pode estar guardada no próprio muro.

Jovem que Desceu do Norte

De Ana Teixeira, SP, documentário, 2021 – O Sertão é reconstruído segundo as memórias de migrantes que foram para o interior de São Paulo há alguns anos. Por meio do poder da oralidade, 5 personagens nos transportam para esse espaço e contam sobre o universal e o singular da juventude vivida na região.

O Lasanha

De Veronica Lorraine Oliveira de Paulo, Vanessa Luppi e Ana Beatriz Reinaldo Corrêa, SC, animação, 2019 – O Lasanha é um curta sobre uma das milhares de peculiaridades que gatos têm de às vezes nos assustar. Saci, a dona, está vendo tevê em seu quarto quando Lasanha começa a olhar fixamente para a porta. Será que há algo atrás dela?

Melhores Curtas Direitos Humanos

Reduto

De Laís Nogueira, RJ, documentário, 2018 – Este curta-metragem retrata a visão das crianças que vivem no Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, estabelecendo um paralelo com o trabalho da fotógrafa Luiza Tozzi, moradora e admiradora, que registra o cotidiano por meio da linguagem fotojornalística. Reduto traz a realidade do morrosegundo os sentimentos, olhares e a sensibilidade das crianças.

Êxodo XXI

De Rachel Aranha, RJ, animação, 2020 – O curta de animação Êxodo XXI mostra a trajetória de pessoas refugiadas e as dificuldades encontradas na partida, no trajeto e na chegada em outros países.

Nós

De David Francisco dos Santos, RJ, animação, 2021 – O curta animado “Nós”, de forma simbólica, trata das amarras que estruturam a sociedade como ela é. A narrativa busca evocar questões sociais discriminatórias ao ponto de vista de um corpo estranho à sociedade (contemporânea) retratada.

Sessão Vlog

Vlog da Nina

De Marko Martinz, SC, ficção, 2020 – Nos primeiros meses de 2020, início da pandemia, Nina e seus pais, o diretor e roteirista Marko Martinz e a produtora e diretora de arte Loli Menezes, confinados em casa, criaram esta série de 5 episódios, na qual a bruxinha Nina ensina poções mágicas para aprendizes de todas as idades.

Dádiva

De Evelyn Santos, SP, experimental, 2020 – Dádiva, ato ou efeito de dar espontaneamente algo de muito valor a alguém. Um presente merecido. O olhar e a leveza de uma criança em tempos de isolamento social.

Curtas por Crianças e Escolas

Nosso Clube

De Lara Teodoro, SP, animação, 2021 – Uma menina, chamada Tauãny, deseja com todas as forças criar um clube para todas as crianças. Nele, os integrantes fariam as atividades que quisessem trocar um com os outros e mudariam o mundo à sua volta. As brincadeiras e mudanças que seriam feitas no clube foram idealizadas por 50 crianças de 15 cidades diferentes do Brasil.

Vento Viajante

De alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE, CE, animação, 2020 – Um dia o vento decidiu viajar para o sentido nordeste. Pelo caminho, ele fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades.

Notícias da Mostra 2021

Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo