Educação para a Diversidade | Cultura de Paz nas Escolas.
Com Daniel Munduruku.
Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 56 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP e Pós-Doutorado em Linguística pela UFSCar.
De Alê Abreu, Animação, Brasil, 2023, 80 min.
Bate-papo com diretor após a sessão.
Jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais que precisam superar suas diferenças e unir forças para buscar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
Indicação da Mostra: +6 anos.
De Michael Ruman, Ficção, Brasil, 2023, 97 min.
Bate-papo com diretor após a sessão.
Num futuro não muito distante, Félix, um pré-adolescente apaixonado por ciência, terá que deixar a escola. Ele perdeu sua bolsa de estudos e precisa trabalhar porque sua família está passando por dificuldades financeiras devido à doença da irmã, Amelinha. A solução é vencer um concurso de invenções, pois, além do prêmio em dinheiro, terá o sonhado passaporte para o mundo da ciência. O tempo é curto, e o pequeno gênio, estancado em equações quânticas, precisa de apoio. Seus amigos Zé Coelho e Sara embarcarão com ele na missão de encontrar o famoso Albert Einstein — materializado no presente graças ao polêmico projeto Empirion — e conseguir a ajuda que falta para finalizar o invento. Mas nada será fácil, pois Fausto, o dono do hotel onde o cientista está hospedado, e sua filha Maria, colega de classe de Félix, farão de tudo para roubá-lo.
Indicação da Mostra: +4 anos.
Com a Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga
O audiovisual para crianças é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do cinema brasileiro. A formação de plateia, assim como a difusão, são partes muito importantes da cadeia audiovisual e precisam ser levadas em conta neste momento de reconstrução. E a criança é sujeito de direitos assegurados por Lei. Com a presença da Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e pessoas de todo o país que trabalham pelo cinema para crianças, este encontro pretende contribuir nesta retomada de políticas públicas do audiovisual brasileiro.
Indicação da Mostra: +4 anos.