O diretor uruguaio Walter Tournier, um mestre em stop motion, faz palestra nesta segunda-feira, às 14h, sobre animação no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. Na abertura da 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, foi exibido seu filme Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoe. Tournier foi eleito em 2000, no Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, como um dos melhores animadores do mundo. No Teatro Pedro Ivo, começam as Sessões Escola nesta segunda-feira.
Tournier vai falar de sua produção nos últimos anos e sobre a técnica de animação stop motion, passando pelas etapas do roteiro, storyboard, desenhos, construção dos bonecos e cenários O diretor vai levar alguns de seus personagens principais para o público conhecer. Entre eles, o boneco Tonky, que se diverte com cada acontecimento de sua vida, sempre com bom humor.
Tournier também vai exibir personagens de outra série dirigida por ele, como Mi Familia, que vivem diferentes situações familiares. Assim Tonky, os personagens desta série também são veiculados na televisão. Mas as estrelas da palestra vão ser os bonecos do filme Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoe, que teve pré-estreia na sexta-feira dia 29, e será reexibido no sábado durante a Mostra no Teatro Pedro Ivo, às 14h.
SESSÃO ESCOLA
O curta-metragem A grande viagem, da diretora Caroline Fioratti, abre a Sessão Escola da 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nesta segunda-feira, 2 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo. Outros seis curtas também fazem parte da programação do primeiro dia, com exibições às 8h30 e 14h30. As Sessões Escola são gratuitas e abertas a todo público.
Nesta programação, até o dia 13 de julho serão exibidos 88 filmes, de segunda a sexta-feira, nas categorias ficção, animação e documentário, selecionados para a Mostra Competitiva. Para as escolas públicas já agendadas, a Mostra oferece transporte. Todas as crianças ganham pipoca após a sessão.