Vídeo com celular, animação com a técnica Pixilation e bonequinhas Abayomi são as três oficinas que serão realizadas durante a 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (48) 9146 2142, ou no local da Mostra. As vagas são limitadas.
A oficina Minha Vida Mobile (MVMob) – O celular como ferramenta cultural e pedagógica, capacita os participantes para se apropriarem das técnicas de produção de audiovisual e das novas mídias, para produzir conteúdo utilizando aparelhos celulares.
O projeto Minha Vida Mobile – MVMob tem como eixo o uso de tecnologias móveis e seu impacto sobre a produção cultural e a transmissão de conhecimentos. Busca promover a convergência da cultura com a tecnologia e a educação, integrar o conceito de mobilidade à transmissão de conhecimentos e incentivar a produção de audiovisual no ambiente escolar. MVMob propõe o uso do celular como ferramenta cultural e pedagógica de forma a democratizar a produção e o acesso aos conteúdos audiovisuais tendo os estudantes como protagonistas. A oficina parte de vivências práticas, com exercícios de captação, gravação, edição e transmissão de fotos, vídeos e áudio, que dialogam com a teoria. Será feita uma apresentação multimídia no final dos trabalhos elaborados durante o processo.
Ela será ministrada por Wagner Merije Rodrigues Araújo e Gustavo Pains Moreira e ocorre no domingo, 27 de junho, 9h às 12h30 / 14h às 18h. A recomendação etária é de10 a14 anos.
A oficina de animação Pixilation, ministrada por Melina Curi, traz a técnica de animação stop motion em que pessoas e objetos são registrados quadro a quadro (foto a foto), depois são colocados em sequência, dando a ilusão de movimento. Dessa maneira, pode-se criar, de forma lúdica e divertida, ações além do “real” com os objetos e pessoas trabalhados. Muitos filmes de ficção científica, dos antigos aos atuais, utilizam essa técnica.
Objetivo desta oficina é apresentar noções da técnica de animação Pixilation e aplicá-las em exercícios práticos em que as crianças, através de suas idéias, criarão seus objetos e figurinos, realizarão a animação e em seguida gravarão os sons que serão inseridos.
O resultado será um vídeo de aproximadamente um minuto. No plano de fundo das animações serão inseridos os ambientes desejados pelas crianças, que podem ser fotografias, desenhos e imagens em movimento. O DVD com o resultado do trabalho das crianças pode ser retirado na Mostra no próximo final de semana.
Os encontros ocorrem no sábado, 26 de junho, 9h às 12h30 / 14h às17h30. A recomendação etária é de 8 a12 anos
Bonequinhas Abayomi, é o tema da oficina que será ministrada por Luiz A. Dutra Rodrigues no sábado, 19 de junho, às 18h para crianças com mais de 6 anos. Os participantes vão confeccionar bonecas Abayomi, que são feitas com sobras de pano, sem uso de costura ou de cola. Conta a história africana que os negros confeccionavam “Abayomis” como amuleto de proteção espiritual. Dando continuidade nesta maravilhosa arte, na viagem para o Brasil em direção à escravidão, as mulheres rasgavam a barra das saias e faziam “Abayomis” para as crianças brincarem, buscando o fortalecimento da auto-estima através da preservação da sua identidade cultural.