A 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebeu um número recorde de estudantes nas 16 exibições da Sessão Escola. Pela primeira vez, o evento começou com todas as vagas para os alunos das redes pública e privada já reservadas. Com entrada franca e transporte gratuito para escolas públicas, as sessões voltadas a estudantes no Teatro Governador Pedro Ivo e na Mostra Itinerante somaram 22.571 espectadores –99%, crianças.
A diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, considera o resultado excepcional, tendo-se em vista a dispersão de atenção e o impacto dos jogos diurnos da seleção brasileira na Copa do Mundo. “A corrida de diretores e professoes pela Sessão Escola ilustra muito bem a demanda reprimida de interesse das pessoas pelo filme nacional, que raramente ocupa as salas de cinema do circuito comercial ou a programação da televisão aberta”, constata Luiza Lins.
“A alta qualidade dos curtas-metragens exibidos em competição, o nível de maturidade dos projetos submetidos ao Pitching, o estreitamento da relação com a literatura e das parcerias com a televisão, o aumento da interlocução internacional e a sensibilidade crescente do poder público para a importância de políticas culturais voltadas para a criança permitem visualizar um horizonte bastante animador no médio prazo”, conclui a diretora da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
NÚMEROS DA MOSTRA
> 22.571 espectadores dos filmes
> 12.346 crianças nas sessões da Mostra Itinerante
> 1.625 espectadores nos finais de semana
> 6.250 estudantes de escolas públicas
> 2.350 alunos de escolas particulares
> 350 pessoas nas oficinas, debates e bate-papos
> 1.200 minutos de filmes projetados em 14 dias
> 29 sessões de cinema no Pedro Ivo, sendo 16 gratuitas
> 10 localidades da Grande Florianópolos receberam sessões
> 23.018 saquinhos de pipoca oferecidos gratuitamente
> 960 kg de milho de pipoca consumidos