Regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, apresentação da Camerata Florianópolis aconteceu neste sábado (23/10) no canal da Mostra no Youtube
Por Juliana Rabelo
Regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, a apresentação da Camerata Florianópolis neste sábado (23/10), na 20ª edição da Mostra foi de arrepiar. No repertório, músicas infantis selecionadas e arranjadas por um dos maiores compositores da música clássica brasileira, Heitor Villa-Lobos. O show, visto ao vivo por mais de 200 pessoas no canal da Mostra no Youtube, relembrou uma infância feliz em que as cantigas faziam parte de diversas brincadeiras e de quebra, mostrou à nova geração o fascinante mundo da música clássica.
Logo no início, o maestro fez questão de apresentar cada instrumento do grupo com o propósito de atrair o olhar do público infantil. Pediu para que cada músico tocasse seu instrumento. Violino: “parece uma voz fina, feminina”, disse Jeferson. Depois foi a vez da viola: “Ela é um pouco maior que o violino, podemos chamar de papai ou mamãe, percebam que tem um som mais doce, chamamos de som de chocolate”, observou. Logo depois foi a vez do violoncelo apresentado como o vovô e o contrabaixo, o bisavô, que emite um som bem grave.
Com arranjos de Alberto Heller, o repertório foi baseado na obra de Villa Lobos e trouxe as cantigas infantis: Cai cai balão/Marcha Soldado; Carneirinho, carneirão; Ciranda, cirandinha; Fui no Itororó/Samba lelê; Sapo Cururu; Terezinha de Jesus/Escravos de Jó. O nível da orquestra é muito alto, tão alto que o grupo chegou a misturar duas músicas de uma vez, a mescla deixou tudo mais emocionante.
Parte da apresentação contou com a presença da cantora lírica, Carla Domingues. A soprano emprestou sua voz para fazer versões cantadas das músicas infantis: O cravo brigou com a rosa; Nesta rua tem um bosque e finalizou de forma surpreendente com a canção mais famosa de Villa Lobos, O Trenzinho Caipira.
Aliás, Trenzinho Caipira faz parte da trilha sonora do filme Tarsilinha, e a música-tema do longa, composta por Zeca Baleiro também é inspirada na obra do compositor.
Sobre a Mostra
A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis segue até 31 de outubro, online e gratuita, com 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, oficinas, masterclass, Encontros de Cinema Infantil e Encontros de Mercado – mif.kids.
Confira a programação.
Como acessar a programação
Basta entrar no site da Mostra, navegar pelos programas de filmes, escolher os títulos que vai assistir e clicar nos links de acesso.
Para participar das sessões e atividades ao vivo, localize o evento desejado na programação e, na hora marcada para acontecer, clique no link de acesso.
–Você sabia que pode votar para escolher o melhor filme da Mostra Competitiva da 20ª edição?
No total são mais de 130 filmes de 23 países, uma seleção que reflete as diversas infâncias do Brasil e do mundo.
Então não esqueça de avaliar os filmes que assistir e, assim, participar da votação popular para escolha do melhor filme da 20ª Mostra.
Acesse aos curtas-metragens.