Foto: Carolina Arruda
Neste ano, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis foi realizada entre 11 e 21 de outubro, exibiu mais de 100 filmes e chegou a um público total em torno de 30 mil pessoas.
O público compareceu em peso nos espaços do evento espalhados pela cidade como Teatro Pedro Ivo e Cinema do CIC. Teve sessões também na Biblioteca da UFSC, ACIC (Associação Catarinense para Integração dos cegos), Espaço Olodum, Espaço Marighella e nas escolas.
Como em todas as edições, as escolas públicas de Florianópolis participaram do evento e exibiram os filmes selecionados dentro das instituições. Desta vez, foram 156 escolas participantes. Como nem todas ainda compartilharam os dados das sessões e o Itaú Cultural Play ainda não disponibilizou o número de acessos, o total do público da Mostra irá aumentar.
Durante a semana, as escolas entre públicas e particulares também puderam levar os estudantes à Mostra no CIC com exibições de curtas-metragens na parte da manhã e à tarde.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.
O festival é produzido através da Lei de incentivo à Cultura e nesta edição contou com o patrocínio das empresas Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro, Teltec, Itaú e Fischer. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
Cinema o ano todo
Além do festival anual, a Mostra de Cinema Infantil realiza outras ações durante o ano, entre elas o Cineclube da Mostra, com filmes já exibidos no festival ao longo desses 21 anos de trajetória.
O Cineclube acontece todos sábados, no cinema do CIC e é gratuito.
Conheça os vencedores da Mostra.
Acompanhe a programação no Instagram e Facebook da Mostra.
Conheça o acervo da Mostra no YouTube.