Após a exibição teve bate-papo com os realizadores presentes e reflexão sobre a importância de prestigiar o cinema nacional
O Dia das Crianças ganhou uma programação especial na 21ª Mostra e teve a pré-estreia no Brasil do longa-metragem ‘Chef Jack’, animação de Guilherme Fiúza Zenha. A exibição contou com a participação de mais de 300 pessoas, que tiveram a oportunidade de conversar com os realizadores do filme após a sessão.
Um cozinheiro aventureiro, Jack, e seu fiel escudeiro, Leonard, participam da ‘Convergência de Sabores’, a maior competição de chefs do mundo. Nessa jornada, a dupla atravessa as Ilhas Culinárias cumprindo várias etapas para chegar na competição final, que consiste na criação de uma receita utilizando a noz de todos os sabores.
Guilherme Fiúza Zenha (diretor), Luiz Fernando Alencar (produtor), Kiko Ferraz (diretor de som), Bruno Mad (autor da trilha sonora) e Danton Mello (dublador do personagem Jack) assistiram ao filme na Mostra e participaram de um bate-papo com o público após a sessão.
Theo, 4 anos, perguntou para os realizadores se foi legal fazer o filme e a parte que mais gostaram. Guilherme, diretor do longa, prontamente respondeu: “A parte que eu mais gosto, é a que vocês viram hoje… Vocês não tem ideia do que é a gente poder sentar, ver o público inteiro vendo o crédito do filme subir e bater palma para a música”.
“Botou pra ferver”
Diferente de outros filmes de animação, a construção do longa começou com a gravação da dublagem dos personagens da história. Danton Mello, que dá voz ao cozinheiro Jack, compartilhou que recebeu o rascunho do seu personagem e teve liberdade na hora de construir a entonação, o tom de voz e outras características da personalidade vocal.
“Eu li o roteiro, recebi o que chamam de animatic, a base do desenho, e aí percebi que pela primeira vez teria essa experiência de entrar no estúdio e criar livremente em parceria com o Gui, nosso diretor, e que depois teria esse processo de animação e desenho em cima da minha voz, então foi muito incrível”, compartilhou Danton.
O longa-metragem levou 7 anos para ser feito e contou com uma equipe de mais 70 pessoas – 30 delas focadas apenas na animação dos personagens. A história, inicialmente, seria uma série. No entanto, os realizadores decidiram fazer um roteiro também para o filme, que saiu primeiro. E não para por aí: o roteiro do segundo filme já foi finalizado.
‘Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro’ estreia nos cinemas em janeiro de 2023.
Cinema nacional para crianças
Durante o bate-papo, os realizadores evidenciaram a importância de festivais de cinema e de filmes voltados para o público infantil.
“As pessoas precisam de um cinema que se identifiquem e se vejam, porque se não, a identidade que você vai querer é outra. E a identidade é construída com cultura: cinema, literatura, televisão, vídeo-game, teatro… E é por causa disso que eu faço cinema!”, enfatizou Guilherme Fiúza Zenha.
O autor da trilha sonora, Bruno Mad, deixou um pedido para o público: “Quando vocês virem um cartaz de filme brasileiro, levem os filhos de vocês, peçam para os pais de vocês para assistir os filmes, porque a gente que trabalha com os filmes, ama muito o que faz e tá querendo muito encantar e levar histórias que vão fazer parte da vida de vocês”.
O Dia das Crianças na Mostra
Cerca de 1500 pessoas passaram pela Mostra no Dia das Crianças para conferir a programação especial com longas-metragens nacionais. Além da pré-estreia de Chef Jack, teve exibição de ‘Tarsilinha’, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, ‘Turma da Mônica – Lições’, de Daniel Rezende, e ‘Alice dos Anjos’, de Daniel Leite Almeida.
A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis vai até 22 de outubro. Neste sábado (15) tem curtas-metragens nacionais e internacionais e a exibição do longa nacional “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman. No domingo 916), o espetáculo Crianceiras canta Mário Quintana. A partir de 17 tem sessões no CIC até dia 22, onde serão conhecidos e exibidos os Melhores da Mostra.