Do mesmo diretor de “A Viagem de Chihiro”, será exibido às 16 horas de sábado no Teatro Pedro Ivo na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis o longa Ponyo, do mago da animação Hayao Miazaki. A programação começa logo pela manhã no último dia das sessões de cinema do festival. No domingo, às 17h, tem show com o Pato Fu e anúncio dos vencedores da Mostra Competitiva.
A partir das 10 horas de sábado, com ingressos a R$ 2,00, o público poderá viajar pelas animações consagradas do Prix Jeunesse Iberoamericano, um dos principais festivais infantis do mundo. Com curtas do Canadá, Uruguai e Holanda, a Sessão ComKids do Prix Jeunesse vai exibir cinco filmes, entre eles “Natal Tropical”, uma animação que mostra os preparativos para o Natal em uma vila caribenha na época colonial.
Às 14h, todas as atenções se voltam para a Sessão Diversidade Brasil, que traz nove curtas-metragens da Mostra Competitiva. Este ano foram 117 inscritos de todo país e 77 foram escolhidos para o festival.
HOMENAGEM
A exibição de Ponyo é uma homenagem às crianças japonesas vítimas do terremoto que atingiu o país em março. O longa exibido conta a história de uma peixinha dourada que conhece o menino Sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.
Concluído em 2008, Ponyo é o último longa de Miazaki e não foi realizado com efeitos computadorizados, que ele vinha usando em filmes anteriores. Em Ponyo, Miazaki usa a técnica de animação a mão, com a realização de um filme visualmente contagiante, recomendável a todos os públicos.
Após a sessão, às 18h, os tambores orientais soarão no Palquinho da Mostra com o grupo de Taikô do Shimadaiko da Associação Nipo Catarinense. Para completar a celebração à cultura japonesa, haverá oficina de origami com Paula Hidemi Kaneoya.
PATO FU
No domingo, após 18 dias de muito cinema, a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega ao fim com uma apresentação musical. Acompanhada do Grupo Giramundo, o Pato Fu faz o show “Música de Brinquedo”. A apresentação conquista a adultos e crianças com uma estética musical inusitada. A banda reproduz, em arranjos originais, conhecidas canções do repertório pop nacional e internacional.
Sete músicos formam uma mini-orquestra de sons diferentes, com o uso de instrumentos de brinquedo, miniaturas, brinquedinhos e alguns instrumentos do universo de musicalização infantil, como xilofone, kalimba e escaleta, além de cavaquinho, glockenspiel de latão e kazoo de plástico.
No palco, Fernanda Takai e banda cantam “Rock ‘n Roll Lullaby” (B. J. Thomas), “Primavera” (Tim Maia), “Live and Let Die” (Paul e Linda McCartney), “Ovelha Negra” (Rita Lee), Love me Tender (Elvis Presley/Vera Matson) e Frevo Mulher (Zé Ramalho), entre outras canções.