Cinema para criança: Cineclube da Mostra acontece aos sábados no Centro Integrado de Cultura | Mostra de Cinema Infantil Pular para o conteúdo

Cinema para criança: Cineclube da Mostra acontece aos sábados no Centro Integrado de Cultura


A programação retorna a partir do dia 8 com sessões de curtas e longas-metragens

As sessões do Cineclube da Mostra voltam a ser exibidas no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) no dia 8 de março, às 16h, e seguem em todos os sábados até o final do ano, com entrada gratuita, no mesmo horário. Essa é uma iniciativa da Mostra de Cinema Infantil, que começou em 2017. Neste ano, a programação conta com curtas e longa-metragens nacionais e internacionais, que abordam diversidade, natureza e relações familiares.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil. As sessões do Cineclube exibem filmes do acervo da Mostra, possibilitando acesso a cinema de qualidade para todas as idades.

Quem visita o CIC para o Cineclube da Mostra também pode aproveitar a programação de outros espaços, como o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), bem como exposições e eventos em cartaz. Essa experiência amplia o contato com a arte e estimula a formação cultural de crianças e adultos.

A estrutura do CIC oferece conforto e qualidade para que todos possam usufruir das atividades, com café, banheiros, acessibilidade e estacionamento gratuito. O objetivo da iniciativa é levar um programa cultural gratuito e de qualidade a crianças e famílias, independentemente da classe social.

O Cineclube Infantil é patrocinado pela Engie Energia através da Lei Rouanet.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 8 | Sessão Longa Nacional

Filme: Sete Cores da Amazônia (de Ana Ligia Pimentel, ficção, Brasil, 2022)
Duração: 79 min | Classificação: Livre

Sinopse:
Sarah é uma menina que vive em uma palafita na periferia de Manaus. Acostumada à rotina de pobreza, sua visão de mundo se transforma ao conhecer sua avó Ceucy. Juntas, embarcam em uma jornada de descoberta das raízes indígenas da família.


Sete cores da Amazônia

Dia 15 | Sessão Curtas da Mostra

Duração total: 45 min 30 seg | Classificação: Livre

– Alma de Graveto (de Marcos Faria, animação, SP, 2024, 9 min)
Um artista que cria personagens com elementos da natureza dá vida ao Graveto, que embarca em uma jornada repleta de descobertas, humor e conexão com o meio ambiente.

– Manu Sonha com Onças (de Daniel Og, animação, RJ, 2023, 5 min 30 seg)
É a história de um sonho da menina Manuela, que, esta noite, se encontra com os felinos que habitam sua imaginação e a ajudam a despertar sempre um pouco mais pra quem ela é e o que quer ser no mundo.

– Cozinhando com Boris / Baking with Boris (de Masa Avramovic, animação, França/Suíça/Croácia, 2023, 8 min)
Todas as manhãs, Boris, o padeiro do vilarejo, assa uma fornada de pães crocantes e bolos macios para todos os vizinhos, até que…Atchim! Ele não consegue parar de espirrar, se tornou alérgico a farinha. Como ele vai continuar cozinhando para todas as pessoas do vilarejo?

– Pororoca (de Fernanda Roque e Francis Frank, animação, MG, 2024, 6 min)
Inspirado no texto “A inacreditável história do pescador”, “Pororoca” é fruto do amor entre a baleia e o peixe-boi. Uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.

– PiOinc (de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, animação, DF/GO, 2023, 17 min)
Oinc, um porquinho solitário, encontra Pi, um passarinho sem uma das asas. Juntos, descobrem o verdadeiro significado da amizade e das diferenças.

Cena de uma animação com textura de feltro, mostrando dois porquinhos em destaque, ambos cor-de-rosa com manchas marrons. À esquerda, um porco maior observa o menor, que está à direita, com expressão surpresa ou falante. No chão, entre eles, há uma pequena bola roxa e um objeto branco com um rosto desenhado. O fundo apresenta um cenário doméstico com cores quentes, com móveis e janelas arredondadas. No canto superior direito, aparece o logo estilizado "PiOinc".
PiOinc, de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, recebeu o título de grande vencedor da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis em 2024

Dia 22 | Sessão Longa-Metragem Nacional – Parceria com a Maratona Cultural

Filme: Tarsilinha (de Célia Katunda e Kiko Mistrorigo, Brasil, animação, 2021)
Duração: 93 min | Classificação: Livre

Sinopse:
Tarsilinha, uma menina de 8 anos, parte em uma jornada mágica para recuperar as memórias de sua mãe, roubadas por uma criatura misteriosa. Para isso, ela precisa encontrar objetos especiais, enfrentando desafios e superando seus medos.


Tarsilinha

Dia 29 | Sem Cineclube da Mostra.
Data cedida para o Festival Ânima Verso

O Cineclube acontece todos sábados, no cinema do CIC e é gratuito.

Acompanhe a programação no Instagram do Cineclube da Mostra.


Publicado em 27 fevereiro 2025


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.