Mais de 150 profissionais de cultura e educação estão previstos no Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, com abertura em 9 de abril, às 18 horas, Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga, quando será lançado Circuito Estadual de Cinema Infantil.
Durante o Fórum, os gestores receberão um kit para realização de mostras de cinema para crianças em suas cidades. O objetivo é expandir o alcance da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, democratizando o acervo de curtas-metragens brasileiros que são exibidos durante o evento na capital.
Cada gestor receberá uma sacola ecológica, dois dvds, camisetas e cartazes. São 19 curtas destinados a crianças e com um total de 3 horas de duração. Um dos dvds tem audiodescrição e libras para atender o público com deficiência auditiva e visual. O circuito tem o patrocínio da Campos Novos Energia SA (Enercan) e do BRDE.
Após o lançamento, a diretora do projeto, Luiza Lins, viaja para as cidades de Campos Novos, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Celso Ramos, onde haverá sessões de filmes e oficinas de animação para professores e alunos em uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.
Em 2014 o Circuito Estadual de Cinema Infantil chegou a 167 municípios e com um público superior a 100 mil crianças. Os filmes selecionados são provenientes de todo Brasil e estão licenciados para exibição em sessões gratuitas.
Gestores de cultura interessados em realizar a Mostra em suas cidades podem solicitar o kit pelo e-mail circuito.mostracinemainfantil@gmail.com.
Parte dos filmes também está disponível para download gratuito em www.filmesquevoam.com.br. A 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis ocorre de 5 e 14 de junho no Teatro Pedro Ivo.
A foto desta página mostra cena do filme “Miroca e seu cuco caduco” de Diego Lopes e Claudio Bitencourt (PR).