Confira como foi a abertura da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 

Nesta sexta-feira (07) teve a abertura da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). Cerca de 130 pessoas entre professores, bibliotecários, educadores e interessados compareceram ao evento.

A abertura marcou a celebração da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O trabalho em conjunto vai possibilitar a exibição dos filmes em mais de 120 escolas de Florianópolis nesta edição. “Nós somos o único festival brasileiro que leva os filmes para mais de 100 escolas”, afirmou Luiza Lins, diretora da Mostra.


O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e o secretário municipal de educação, Maurício Pereira. (Foto Carol Arruda)

O secretário municipal de educação, Maurício Fernandes Pereira, esteve presente no evento e falou sobre a parceria. “São mais de 30 mil crianças que vão poder assistir aos filmes nas escolas. O impacto que nós vamos causar na alma dessas crianças é gigante”, afirmou. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, também marcou presença. “É importante levar o cinema para as escolas e áreas ao ar livre. É muito importante esse contato. Queremos aumentar ainda mais essa parceria ano que vem”, disse.

Durante a abertura, teve lançamento do livro “Cidade, Gênero e Infância”, de Rodrigo Mindlin e Ana Gabriela Godinho. Rodrigo é arquiteto e trouxe o debate “Infâncias e Cidades, e os caminhos possíveis para um mundo onde todas as crianças são prioridades absolutas”. A plateia participou em peso da discussão. “Fico feliz de ver que Florianópolis pode ser essa aldeia que cuida das crianças e contempla a perspectiva de uma vivência com a natureza mais harmônica”, enalteceu.  


O arquiteto Rodrigo Midlin levantou o debate sobre infância e cidade. (Foto Carolina Arruda)

O arquiteto contou que decidiu focar nas crianças em sua profissão quando leu dados que diziam morrer 6 milhões de crianças por ano no mundo. “O que estamos fazendo com essas crianças?”, indagou durante a apresentação e continuou: “e me vi sendo colocado nesta questão da infância, inclusive pensada na ética do cuidar. Se a gente produz uma arquitetura ultimamente de destruição, como colocamos a criança nesse lugar?”. 

O panorama trazido por Rodrigo mostra a realidade das cidades brasileiras construídas para a elite e para os carros. Segundo o arquiteto, a maior proporção das cidades grandes é o asfalto por conta dos veículos, o que acaba isolando cada vez mais as crianças. “Elas precisam andar a pé, circular pela cidade caminhando, quando elas fazem isso, desenvolvem empatia, senso de direção, entendem que aquilo é deles também”, afirmou. 

O arquiteto pontuou também a importância do recorte de gênero na arquitetura brasileira. “Temos que pensar na mulher que pega ônibus para deixar a criança na escola, depois pega outro ônibus para ir trabalhar para poder contemplar essa parte da população na hora de desenvolver melhorias na cidade”, disse. 

A cineasta Rita da Silva exibiu o teaser da série “Cidade das Crianças” onde as crianças reivindicam a participação na construção da cidade de Florianópolis. Rita é fundadora da produtora Usina da Imaginação, parceira da Mostra. A cineasta também contribuiu para o debate em torno da cidade e da infância. “O lugar da criança é em todos os lugares. Não é na cultura do medo porque é uma grande forma de dominação e quanto mais isolado a gente fica, mais medo sentimos. Quanto menos muro tiver, mais é possível criar uma comunidade”, e concluiu: “A cultura do medo é fascista”. 

Sábado na Mostra

Neste sábado (08), começam as sessões de filmes da Mostra no Teatro Pedro Ivo. 

Vai ter a exibição de curtas e longas-metragens nacionais. Além do Palquinho da Mostra com a Banda de Pífanos da Armação. O evento começa às 14h. Não perca!

Confira a programação completa. 

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. 

Além do festival anual, a Mostra tem outras iniciativas com objetivo de  levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e fomentar o cinema brasileiro para a infância. Entre elas está o Circuito de Cinema Infantil, dedicado a professores; o Cineclube da Mostra, que acontece todos os fins de semana no Cinema do CIC; e o Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil, que reuniu grandes players do mercado em Florianópolis em julho deste ano. 


Publicado em 07 outubro 2022


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo