Escolher o melhor filme de um festival de cinema é uma responsabilidade e tanto. Na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, as animações e ficções são avaliadas por três júris: popular, infantil e oficial.
Nesta edição, os filmes vencedores pelo Júri Especial das Crianças, pelo Júri Oficial e pelo voto popular receberão prêmios em dinheiro. Os jurados também darão menções honrosas devido a quantidade de filmes para várias faixas etárias. O anúncio dos vencedores será neste sábado (22), no cinema do CIC.
Para as escolhas, os integrantes dos júris oficial e infantil ficaram incumbidos de assistir aos 63 curtas-metragens exibidos no Festival. A diretora da Mostra, Luiza Lins, é a responsável pela coordenação do júri oficial e a atriz e apresentadora da Mostra, Raquel Stupp, pelo júri infantil. Ambas fizeram reuniões online com os grupos para organizar e ouvir o veredicto do corpo de jurados.
A votação popular foi realizada pelas crianças após as sessões exibidas no Teatro Pedro Ivo durante a primeira semana da Mostra. Nesta quinta e sexta-feira, terão sessões ao ar livre na Vila Aparecida e Praça da Alfândega, respectivamente. Serão exibidos uma coletânea dos curtas mais populares da história da Mostra.
Júri infantil
O júri infantil é composto por 11 crianças. Elas são divididas em categorias de acordo com a idade e a indicação do filme. Três crianças entre 4 e 6 anos avaliam os filmes de indicação +4 e +6. Quatro crianças, entre 7 e 8 anos, assistem e avaliam os filmes com indicação de +8 e outras quatro fazem parte da categoria dos filmes +10 e +12.
O jurado Arthur Francisco Fernandes, de 10 anos, avaliou os filmes da categoria +10 e +12. Para ele participar do júri da Mostra é uma grande responsabilidade. “Eu já assisti a todos os filmes e achei muito bons. Eu acho uma grande responsabilidade ser jurado e estou muito feliz de ver os filmes brasileiros porque precisamos representar nossa cultura”, disse.
Conheça os 11 integrantes do júri infantil da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis:
Júri oficial
Adriana Küchler é formada em jornalismo pela UFSC e fez mestrado em jornalismo de artes e cultura na Columbia University, em Nova York. Trabalhou por mais de 13 anos na Folha de S.Paulo, onde foi editora do Guia da Folha, principal referência em programação cultural (inclusive infantil) na maior metrópole do país. Também foi editora-adjunta de Cultura, editora-assistente da revista Serafina, repórter, colunista e correspondente internacional. Hoje, é editora-chefe na Editora Mol, maior editora de impacto social do mundo, e mãe de uma pequena que deve estrear nos cinemas na Mostra.
Arthur Fiel é roteirista e produtor audiovisual. Doutorando em Comunicação (UFF), com tese em desenvolvimento acerca das transformações estético-narrativas no conteúdo audiovisual infantil. Em 2017 roteirizou e dirigiu o curta-metragem Dando Asas à Imaginação, patrocinado pela SEC/RJ e Fundação Cesgranrio, que aborda a prática de contação de histórias e literatura infantil. É também autor da publicação “A tela encantada: infância e conteúdo infantil na TV do Brasil” e diversos outros estudos sobre o audiovisual infantil brasileiro.
Isabela Silveira é gestora cultural, intérprete-criadora e pesquisadora das infâncias. Formada em Interpretação Teatral e com mestrado em Teatro pela UFBA, trabalha há cerca de 20 anos na cena cultural, tendo atuado junto a diferentes grupos artísticos locais e nacionais. Foi gestora do Espaço Xisto Bahia de 2012 a 2015, onde se dedicou a ações de formação de público, com destaque para projetos para o público infantil. Desde então, a Cultura Infância vem sendo seu foco central de interesse, de modo que atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre esse tema e é ativista do campo.
Anúncio oficial dos vencedores da 21ª Mostra
O anúncio dos vencedores da Mostra acontece neste sábado (22) às 16h, no cinema do CIC. Serão informados também as menções honrosas e o vencedor na categoria internacional.
Sobre a Mostra
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. Além do festival anual, a Mostra tem outras iniciativas com objetivo de levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e fomentar o cinema brasileiro para a infância.
A 21ª edição é produzida através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Fischer, Itaú, Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro e Teltec. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.