Diversas infâncias e cinematografias na telona: fim de semana terá exibição de longa-metragem brasileiro e francês

Um homem idoso de barba branca, vestindo boné e avental, está ao lado de uma criança de cabelos cacheados e camiseta vermelha. Ambos observam algo com atenção, cercados por galhos de árvore em um ambiente ao ar livre, com um bosque de árvores altas ao fundo. O homem parece concentrado e curioso, enquanto a criança olha com interesse.


Uma carta para Papai-Noel (Brasil, 2023), de Gustavo Spolidoro, abre a programação

Historicamente, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibe curtas-metragens selecionados pela curadoria e longas-metragens convidados, produções que traduzem o momento do audiovisual fora do mainstream, especialmente o brasileiro. Neste ano, oito filmes longa-metragens, entre nacionais e internacionais, estarão na telona da Mostra, uma das mais importantes vitrines do cinema feito para crianças no país. A primeira exibição será neste sábado (12), Dia das Crianças, às 14h.

A Sessão Longa Nacional que abre a programação exibe a ficção Uma carta para Papai-Noel (Brasil, 2023), de Gustavo Spolidoro.  Na história, Jonas e as crianças de uma casa de acolhimento não ganham presentes no Natal. Preocupado com o Papai-Noel, Jonas escreve uma carta para ele. Ao lê-la, Noel se emociona. Ele então se disfarça de Leon, o Conserta-Tudo, e, com sua amada, Maria Noel, e a ajudante Tata, partem para investigar este mistério. Nessa jornada, Papai-Noel, Jonas e as crianças vão descobrir o verdadeiro significado do Natal. A classificação do filme é livre e a indicação da Mostra é +6. A sessão será acessível em LIBRAS e audiodescrição. Terá bate-papo com realizadores após a sessão.

No domingo, dia 13, às 16h, vai ter Sessão de Longa Internacional, com exibição do longa de animação A viagem de Ernesto e Celestine (França, 2022), de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger.  O longa conta a história de Ernest e Celestine, que estão viajando de volta ao país de Ernest para consertar seu violino quebrado. Esta terra exótica é o lar dos melhores músicos do planeta, e a música enche constantemente o ar de alegria. Porém, ao chegarem, os dois heróis descobrem que todas as formas de música foram proibidas há muitos anos. A classificação é livre e a indicação da Mostra +6. A sessão será dublada.


A viagem de Ernesto e Celestine (França, 2022), de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger, será exibido no domingo (13)

No domingo ainda, às 18h, haverá exibição de outro longa: Sete cores de Amazônia, de Ana Ligia Pimentel (Brasil, 2022).  A ficção narra a história de Sarah, mais uma menina que vive nas inúmeras palafitas da periferia de Manaus. Acostumada com sua rotina de pobreza, ela vê seu mundo se expandir enormemente quando conhece sua avó Ceucy e embarca em uma jornada de descoberta de suas raízes indígenas. A classificação é livre e a indicação da Mostra +6. Vai ter bate-papo com realizadores após a sessão.

Duas sessões de longas nacionais na programação de segunda (14)

Na segunda-feira (14), haverá duas sessões com longas-metragens brasileiros. Às 14h será exibido o documentário Antigas brincadeiras (Brasil, SC, 2023), de Cristian de Ciancio. Vai ter bate-papo com Telma Piacentini após a sessão.  A classificação é livre e a indicação da Mostra é +6.

Às 15h, tem  Abá e sua banda, de Humberto Avelar (Brasil, 2024), também com bate-papo com realizadores após a sessão, essa acessível em LIBRAS. A classificação é livre e a indicação da Mostra é +6.

Estreia nacional na Mostra, na terça (15)


Sim! Viver é um presente (Brasil, 2021), de Luis Antônio Igreja, estreia nacionalmente na 23ª Mostra

Na terça-feira (15), às 13h, tem estreia nacional do longa-metragem musical Sim! Viver é um presente (Brasil, 2021), de  Luis Antônio Igreja. O filme, com 13 canções originais, é uma história autoficcional, rodada em família. Classificação livre e a indicação da Mostra é +4. Após a sessão tem bate-papo com o diretor. 

À noite, às 19h, tem Sessão de Longa Internacional: Meu Amigo Robô (Espanha e França, 2023),  de Pablo Berger.O filme é sem diálogos, de classificação livre. 

Conheça as sinopse de todos os longas-metragens aqui!

Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook / YouTube e confira a programação completa aqui!


Publicado em 11 outubro 2024


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo