As temáticas diversidade e inclusão estão presentes na seleção dos filmes da Mostra 2020 – disponível para ser assistido a qualquer momento até 28 de novembro no canal da Mostra no Innsaei.tv.
Aqui vamos falar de três filmes, nos quais protagonistas fortes mostram que aceitar e incluir é urgente.
Cazatalentos
No curta espanhol Cazatalentos, de José Herrera, Dominique está em busca de um talento da dança. Após ver muitas dançarinas e não se satisfazer com a performance de nenhuma, numa caminhada despretensiosa pelas ruas de Paris, escuta Sofia dançando. Encantado, promoveu seu primeiro show no teatro.
Durante o espetáculo, sua deficiência acidentalmente é revelada. Com apoio de Dominique, Sofia continuou o show e é muito aplaudida. Tem seu talento reconhecido, mostrando que ser diferente é apenas diferente, mas não errado ou incapacitante.
Colmeia
Em Colmeia, da diretora Karinna de Simone, a protagonista também se chama Sofia, curiosamente.
Como no curta espanhol, a protagonista é forte, determinada e confiante.
A Sofia transita num universo exclusivamente masculino até então – a robótica. No seu grupo de trabalho, um menino duvida das ideias e da capacidade dela, o outro está aberto ao trabalho em equipe, aceita as ideias e a apoia Sofia. Às vésperas da mais importante campeonato de robótica do ano, ela assume a liderança para resolver um problema aparentemente sem solução. Confiança e oportunidade resolveram um grande problema.
Um detalhe, Sofia é negra, mas é só um detalhe mesmo, porque independente da cor de sua pele, ela é genial.
Ian, uma história comovente
O curta de Abel Goldfarb (AR) é um filme poético, comovente e que grita em nome das urgências do nosso tempo: aceitar e incluir o diferente
Ian nasceu com paralisia cerebral. Como toda criança, ele quer ter amigos, mas discriminação e bullying o mantém afastado de seu adorado parquinho. Ian não vai desistir facilmente: ele realiza algo surpreendente.
A produção argentina consegue falar, sem que uma palavra só seja dita, da humanidade que nos falta, mas que podemos recuperar a qualquer momento.
Esses são apenas três filmes, entre muitos, levantam a bandeira da diversidade na 19ª Mostra de Cinema Infantil.
Entra lá no Innsaei.tv.e assista aos filmes de várias partes do Brasil e do mundo. Acesso gratuito até 28 de novembro.