Indicação da Mostra +6 anos
Série sobre infâncias indígenas, de Chico Faganello, documentário, SC, 2024, 75 min
Narrada por uma criança que ainda não nasceu, a série trata de diferentes infâncias indígenas que crescem em todo o Brasil. Crianças ampliam o fluxo urbano e convivem com tecnologias contemporâneas, mas também mantêm a vida ancestral. Gente Verdadeira faz um percurso ignorado há séculos, o da infância indígena, sempre apropriada e transformada pelos brancos, nunca plenamente conhecida e ainda hoje ameaçada. Em tempos de expansão das sociedades não indígenas, com meninos e meninas que ainda não nasceram nas suas comunidades, o mundo pode conhecer a importância da conservação do meio ambiente e da diversidade cultural.
Indicação da Mostra: +4 anos.
Essa é uma história sobre gente: gente como a gente. Uma história que te faz ver que em essência somos todos humanos, mesmo com nossas diferenças. De forma lúdica, espirituosa e bem-humorada, a autora mostra que ao reconhecer a neurodiversidade, celebramos o potencial infinito de cada pessoa, que, com suas singularidades, transforma o mundo a sua volta.
Indicação da Mostra +6 anos
De Julien Chheng e Jean-Christophe Roger, animação, França, 2022, 80 min
Ernest e Celestine estão viajando de volta ao país de Ernest para consertar seu violino quebrado. Esta terra exótica é o lar dos melhores músicos do planeta, e a música enche constantemente o ar de alegria. Porém, ao chegarem, os dois heróis descobrem que todas as formas de música foram proibidas há muitos anos.
Indicação da Mostra +6 anos
De Ana Ligia Pimentel, ficção, Brasil, 2022, 79 min
Bate-papo com realizadores após sessão
Sarah é mais uma menina que vive nas inúmeras palafitas da periferia de Manaus. Acostumada com sua rotina de pobreza, ela vê seu mundo se expandir enormemente quando conhece sua avó Ceucy e embarca em uma jornada de descoberta de suas raízes indígenas.