Promovido pela Mostra de Cinema Infantil, encontro em Florianópolis reúne grandes produtoras de conteúdo infantil e importantes nomes do mercado de animação.
Inscrições disponíveis no Sympla – clique e inscreva-se já!
A demanda por produções nacionais de longas-metragens de animação, séries e games aumentou consideravelmente nos últimos anos. Para se ter ideia, só no ano passado foram lançados sete longas do gênero, batendo o recorde anterior de quatro filmes em 2014. Com foco nesse setor em expansão, a 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis promove, de 20 a 27 de outubro, o 1º Encontro da Indústria Criativa da Região Sul – Animação, Games e Conteúdo Infantil. O objetivo é reforçar o potencial das indústrias de animação e games de Santa Catarina e consolidar a vocação de Florianópolis em relação à produção de conteúdo para a infância. “É um incentivo para formar e capacitar o mercado e construir, junto aos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, uma indústria criativa de nível internacional”, explica Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil e idealizadora do Mercado e Conteúdo junto com Arthur Nunes, da Plot Kids.
Na programação do encontro (clique aqui para ver a programação completa), que acontece na ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, estão previstas palestras, workshops e reuniões da indústria local, além da participação de grandes produtoras de conteúdo infantil e importantes nomes do mercado nacional de animação, como Jonas Brandão (Split – SP), Bruno Honda (MSP – SP), Luciana Eguti e Paulo Muppet (Birdo – SP), Beth Carmona (ComKids), Zé Brandão e Juliano Enrico (Copa – RJ) e os convidados Renato dos Anjos, supervisor de animação de ‘Zootopia’, 55ª animação do Estúdio Walt Disney, e Marcela Rincón, diretora da animação ‘O Livro de Lila’, filme que teve sua pré-estreia nacional na Mostra deste ano, e também diretora da série infantil Guilhermina e Candelário, da Colômbia.
Segundo Nunes, o Brasil tem uma longa trajetória de desenvolvimento na área e a animação brasileira está em alta no mundo. “O país tem aumentado sua visibilidade internacional e as produtoras do Rio de Janeiro e de São Paulo têm grande demanda de produção. Com este encontro, além de capacitar e relacionar os profissionais do setor, queremos estimular que essas produções nacionais também sejam coproduzidas aqui”, afirma Nunes. “Temos estrutura empresarial, tecnológica e de ensino para isto”, completa Luiza, lembrando que Florianópolis concentra pelo menos dez importantes produtoras de animação e em torno de 20 de ficção, além de faculdades de cinema, design e outras iniciativas como escolas e empresas especializadas em animação e games.
O encontro, que conta com o apoio da ACATE, Vertical Games, Senai e do Núcleo de Empreendedorismo Cultural da ACIF, além de outras instituições, também prevê uma mesa com empresas locais para debater os desafios da produção regional Sul e o Lab 11 Mil Pés, um laboratório para projetos voltados para a infância. Ainda está prevista uma homenagem ao Mauricio de Sousa e o lançamento do desafio Anima Jam, que dará uma premiação a melhor produção feita na semana.
(Atualizada em 17/10/2018)