Show do Tiquequê encerrou a 23ª Mostra de Cinema Infantil

Fotografia de um palco iluminado em um teatro lotado. Dois dançarinos, um homem e uma mulher, realizam uma performance ao centro. Eles vestem figurinos coloridos com tons de azul e vermelho, enquanto a mulher gira, fazendo o vestido esvoaçar. O público ao fundo, sentado em arquibancadas, observa atentamente, com algumas pessoas aplaudindo. A iluminação destaca o palco e cria um contraste com a penumbra do restante do espaço.

A renomada dupla infantil Tiquequê encerrou a 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis neste sábado (19), no CIC. Mais de 800 pessoas lotaram o Teatro Ademir Rosa para curtir o show “Bailamos” que trouxe músicas novas e também os maiores sucessos da história da banda.

Com duração de uma hora, a apresentação encantou a plateia de pais e filhos com uma mistura de teatro e música do 7º espetáculo da trajetória do Tiquequê. Cada canção do universo infantil foi acompanhada pelo coro que se formou no Teatro reforçando o sucesso dos artistas Diana Tatit e Wem.

Antes da apresentação, a diretora da Mostra Luiza Lins e a apresentadora Raquel Stüpp anunciaram os curtas-metragens vencedores da 23ª edição. O curta PIOinc, de Alex Ribondi e Ricardo Makoto ganhou os prêmios de Melhor Filme segundo o Júri Infantil, o Júri Oficial e venceu também o Prêmio Itaú Cultural Play.

O Júri Popular concedeu o Prêmio de Melhor Filme Brasileiro para Super Heróis, de Rafael Andrade, e Melhor Filme Internacional para UPS!, de Galvão Bertazzi e Luís Canau, de Portugal.

Ganharam Menção Honrosa do Júri Oficial os curtas Deusa Menina, de Juane Vaillant (ES), Ninhos em Movimento: Linetchi, a menina curiosa que veio do Haiti, de Di Florentino (PR), Pequeno Dicionário de Erê, de Anderson Lima (MG) e Imole Ina, Ingrid Vivian Gonçalves de Souza (SC). O Júri Infantil concedeu Menção Honrosa aos filmes Sacis, de Bruno Bennec (MG), e Lótus, de Sara Pinheiro e Larissa Moreira (SC).

O grande vencedor da Mostra

Os grandes vencedores da 23ª Mostra: Galvão Bertazzi (esq.), diretor do curta “UPS!”, Ricardo Makoto, diretor da animação “PIOinc” e Leonardo Gatti, assistente de direção do curta-metragem “Imole Ina”. (Foto: Carolina Arruda)

O curta-metragem brasiliense PIOinc, dos diretores Alex Ribondi e Ricardo Makoto, venceram três prêmios da 23ª Mostra.

“Achei que era só um prêmio, mas aí quando começaram a anunciar eu vi que o Júri Infantil e o Popular também escolheram o PIOing eu fiquei muito emocionado porque quando reverbera nas crianças, a gente vê que valeu a pena”, disse emocionado Ricardo Makoto.

O diretor ainda contou sobre o futuro da animação. “A família do PIOinc está crescendo, o porquinho está ganhando mais amiguinhos, com uma família maior de bichos do Cerrado. A ideia é expandir e transformar em livros também”. Makoto ainda contou que a animação vai se tornar uma Série com músicas infantis e os clipes musicais serão lançados já em dezembro.

Concedido pela primeira vez na Mostra, o Prêmio Itaú Cultural Play contemplou PIOinc como grande vencedor da plataforma. Até o dia 30 de dezembro, uma seleção de filmes seguem disponíveis na plataforma Itaú Cultural Play. “A parceria com a Mostra vem desde 2021, a nossa ideia é a troca, entendemos a importância de um Festival e salas de cinema, mas trazer um pouco da visão que o festival tem de criar uma programação de cinema brasileiro para todo o Brasil é muito importante”, destacou Ricardo Tayra, produtor Itaú Cultural Play.


Publicado em 19 outubro 2024


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo