Durante os três dias de evento, players, criadores e produtores audiovisuais refletiram sobre a pluralidade no setor.
A proposta do Mif.kids 2022 foi apresentar o mundo audiovisual com foco na diversidade e assim o fez. Foram três dias de evento de conexão entre players, criadores e produtores audiovisuais focados no público infantojuvenil. Os painéis, apresentados por importantes agentes do setor, preencheram o evento com informações relevantes sobre o mercado e debates necessários. Mais de duzentas pessoas passaram pelo evento que aconteceu nos dias 29, 30/06 e 01/07, em Florianópolis.
Com a proposta de promover a diversidade no audiovisual, os debates realizados durante o Mif.kids instigaram os participantes a refletirem sobre o tema e, o mais importante, investir na pluralidade. Para isso, os diretores do Mif.kids, Luiza Lins, Carla Esmeralda e Paulo Barata fizeram questão de trazer convidados plurais para participarem do evento e enriquecer o debate.
“Sempre nos preocupamos que todas as crianças se vissem na telas. O Brasil é muito plural e as crianças precisam ser apresentadas a isso”, declarou Luiza Lins.
No primeiro dia de evento, a pesquisadora de Cultura Infância, Isabela Silveira, comandou o painel “Infância e mercado: quem é esse público?” junto com a roteirista holandesa Mieke de Jong. Isabela destacou a importância de enxergar a criança como sujeito de direitos. “Deve ser dada prioridade às crianças também na produção de conteúdo, produtos artísticos e culturais para conformar a subjetividade desses pequenos cidadãos”, enfatizou.
No painel “Por um mundo mais diverso”, as executivas Cecília Mendonça, Flávia Costa e Flávia Naliato, da Disney, Gloob e Globo Filmes, respectivamente, falaram como trabalham a diversidade nas produções audiovisuais para a infância. “Ainda são poucas as mulheres atuando no mercado audiovisual, então precisamos atingir essa diversidade também na ponta da pirâmide”, refletiu Flávia Naliato.
Êxito no Pitching
Como esperado, o Pitching dos selecionados pelo Lab Infâncias Diversas foi um sucesso. Doze projetos foram apresentados para grandes players do mercado audiovisual no segundo dia de evento.
Durante o mês de junho, os projetos foram aprimorados no Lab Diversas Infâncias, cuja comissão de Seleção do Lab Infâncias Diversas foi composta por Carolina Sanches, Marcia Zanelatto, Michel Carvalho e Paulo Barata.
Alguns projetos saíram em processo de negociação com grandes players do mercado audiovisual brasileiro. A intenção do Mif.kids é continuar acompanhando esses projetos. “Vamos assessorar esses projetos durante doze meses para que eles possam ter suporte interlocução e na negociação e no processo de desenvolvimento com esses players”, declarou Paulo Barata.
Foram três dias incríveis com mais de duzentos representantes do audiovisual, convidados de todo o Brasil e muito diálogo sobre infância, diversidade, cultura brasileira e a busca por um audiovisual livre de estereótipos e preconceitos. O Mif.kids veio para ficar.
Pós-pitching e Agenciamento
Para finalizar o ciclo iniciado com o Lab Infâncias Diversas, o Mif.Kids entra em julho na etapa de Pós-pitching e Agenciamento, que inclui consultorias para o desenvolvimento dos 11 projetos selecionados, sob o ponto de vista negocial – com dinâmica criada por Paulo Barata, bem como a apresentação e venda dos projetos aos players do mercado brasileiro, latino-americano e global.
A participação dos selecionados nesta etapa que segue até julho de 2023 é opcional e abrange duas sessões de consultoria de negócios com Paulo Barata, para discutir estratégias de viabilidade e financiamento, narrativas de vendas e materiais de apresentação, a partir da experiência do Pitching no Mif.Kids 2022.
Fotos do evento em Florianópolis
Ano que vem tem Mif.kids 2023!