Inédito: conheça os filmes que estreiam na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Dois fatos inéditos engrandecem a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: a quantidade de longas-metragens exibidos e as estreias e pré-estreias que recheiam a programação do Festival. São filmes nacionais e internacionais que serão exibidos pela primeira vez no Brasil.


A Ilha dos Ilús, de Paulo GC Miranda é pré-estreia na Mostra

Dos oito longas de animação exibidos na Mostra, dois são pré-estréia nacional: ‘A Ilha dos Ilús’, de Paulo GC Miranda e ‘Chef Jack’, de Guilherme Fiuza Zenha. Já o filme “Meu Amigãozão”, de Andrés Lieban, é estreia local, ou seja, será exibido pela primeira vez na cidade de Florianópolis.

Confira o convite de Guilherme Fiuza para assistir ao “Ilha dos Ilús”.

Há também os longas recém-lançados que passaram apenas por festivais nacionais, mas não circularam comercialmente e estarão na Mostra deste ano. São eles: “Poporopó”, de Luis Antônio Igreja e “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida. Este último, tem recebido boas críticas pela originalidade da produção. O filme é uma releitura do clássico ‘Alice no País das Maravilhas’, mas com cenários e personagens típicos da região nordestina. 

Na turma dos filmes veiculados nas salas de cinema nacionais, a Mostra exibe de graça: Turma da Mônica – Lições, de Daniel Rezende (ficção, 2021), “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman e “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.

Quatro dos oito longas estão na programação especial que a Mostra preparou para o Dia das Crianças, 12 de outubro. Confira a programação e a indicação de idade para cada filme no site.

Curtas-metragens inéditos 

A Mostra exibirá 77 curtas-metragens dos gêneros animação, ficção, documentário e experimental, que refletem a pluralidade das infâncias e sociedade brasileira e mostram culturas de outros lugares do mundo, todos na Mostra competitiva.

Dos curtas nacionais destaque para as estreias catarinenses: “O Monstro do Pântano do Sul”, de Marko Matinz e “Dás um Banho, Zé Perri”, de Zé Dassilva. Já os internacionais foram selecionados 14 filmes, de 14 países diferentes, entre os quais estão Colômbia, França, Índia e Irã. Todos eles são inéditos no Brasil. 

Os curtas poderão ser assistidos pelo público em sessões de cinema diárias durante o festival – a primeira semana no teatro Governador Pedro Ivo e a segunda, no Cinema do CIC. Para os dias 20 e 21 de outubro estão programadas sessões ao ar livre, no Largo da Alfândega e Vila Aparecida, respectivamente. No dia 20 acontece também sessão Curtas nacionais com temáticas indígenas na Reitoria da UFSC

Programação completa dos curtas.

Além de ter uma seleção de filmes disponível na plataforma online do Itaú Cultural Play.

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. 

Além do festival anual, a Mostra tem outras iniciativas com objetivo de  levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e fomentar o cinema brasileiro para a infância. Entre elas está o Circuito de Cinema Infantil, dedicado a professores; o Cineclube da Mostra, que acontece todos os fins de semana no Cinema do CIC; e o Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil, que reuniu grandes players do mercado em Florianópolis em julho deste ano. 


Publicado em 03 outubro 2022


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo