Inscrições abertas: Encontro Nacional do Cinema Infantil, que abre a 23ª Mostra, discute mercado audiovisual brasileiro para crianças


Foto: Carolina Arruda

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis está com inscrições abertas para o Encontro Nacional do Cinema Infantil, que marca a abertura oficial da 23ª edição da Mostra. Aberto ao público e gratuito, o Encontro será realizado dia 11 de outubro, a partir das  9h, no Cinema do CIC, (faça sua inscrição aqui) e tem como tema “O momento e as perspectivas do mercado audiovisual brasileiro para crianças | Fomento, formação, produção e distribuição”.

Entre os convidados, o produtor Fabiano Gullane, que ao final deste ano lançará o esperado filme Arca de Noé, a diretora Célia Catunda, criadora de séries de animação como Peixonauta, Luna e Tarsilinha, a gestora e educadora Patricia Barcellos, do MEC e do Conselho Superior de Cinema, a professora e pesquisadora Tatiana Costa, presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, Aline Belli, membro do comitê gestor do FSA, além da diretora Aleteia Selonk, Gabriel Portela, profissional com 13 anos de experiência em gestão cultural e políticas para o audiovisual, da roteirista Gabriella Mancini e da produtora Carla Esmeralda. A mediação é da diretora da Mostra, Luiza Lins. 

“No momento em que o Plano de Diretrizes e Metas para os próximos dez anos está sendo elaborado, esse encontro deve trazer propostas importantes para o desenvolvimento do mercado como um todo”, diz Luiza. 

Às 14h, será realizada a pré-estreia da série Gente Verdadeira, de Chico Faganello. A obra aborda diferentes infâncias indígenas que crescem em todo o Brasil e acompanha o cotidiano de meninas e meninos de comunidades remotas e outras urbanizadas, trazendo a reflexão sobre como estas infâncias podem inspirar as famílias atuais. A exibição será seguida de debate com Faganello, Vanessa Fe Há, indígena do povo Kaigang que também dirige a série, e com a professora e ativista Eliane  Potiguara.

As inscrições para participar do Encontro devem ser feitas pelo site da mostra clicando aqui.

Programação da Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece de 11 a 19 de outubro e vai exibir mais de 80 filmes, além de promover shows, lançamentos de livros e oficinas de audiovisual (inscrições abertas). A programação é inteiramente gratuita e acontece presencialmente no Centro Integrado de Cultura (CIC), além de ocupar a cidade por meio de exibições em escolas e comunidades. E para que crianças de todo o Brasil tenham acesso aos filmes, uma seleção de curtas ficará disponível de 12 a 31/10, no Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita, dedicada ao cinema brasileiro.

Consultoria de roteiro

Gabriela Mancini

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis também está com inscrições abertas para consultoria de roteiro com a roteirista especializada no público infantojuvenil, Gabriella Mancini, que já assinou trabalhos para algumas das maiores produtoras do país como Globo Filmes, Conspiração Filmes, Gullane. Na primeira semana de outubro serão anunciados 1 curta e 1 longa selecionados.  As inscrições, abertas somente para moradores de Santa Catarina, podem ser feitas pelo site da mostra clicando aqui.

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. 

Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook / YouTube e confira a programação completa clicando aqui!


Publicado em 30 setembro 2024


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo