O momento e as perspectivas do mercado audiovisual brasileiro para crianças
Formação, produção e distribuição.
Convidados:
É produtora da Okna Produções. Jornalista, graduada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Produção Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com passagem pela Sorbonne (Paris V – Université René Descartes), foca suas pesquisas na área cinematográfica, em especial nos temas da produção e da distribuição audiovisual. É professora de produção no Curso Superior de Tecnologia de Produção Audiovisual, na PUCRS, onde coordenou a implantação do Centro de Produção Audiovisual – Tecna – da universidade. É Presidenta do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Audiovisual e Cinema e integra o Instituto Mais Mulheres Audiovisual, atuando em prol da equidade de gênero na indústria audiovisual. Em 2023, assumiu como Membro Titular do Conselho Superior de Cinema.
Atua no setor audiovisual desde 1995 e a partir de 2001 iniciou sua carreira como produtora executiva e produtora, atuando criativamente na concepção de projetos. Fundou a Okna Produções em 2006, e, hoje, acumula em seu currículo importantes filmes de longa-metragem e séries de TV. Especializada na produção criativa e produção executiva de produtos audiovisuais, realiza o gerenciamento não apenas de projetos, mas também de talentos criativos. Em 2024, a sua empresa completou 18 anos de atuação mantendo-se como uma das produtoras mais atuantes do sul do Brasil, com mais de 50 obras em seu currículo. Seus filmes já participaram de diversos festivais nacionais e internacionais, arrebatando premiações importantes. Tem experiência em coprodução internacional, especialmente com os países Uruguai, Argentina, França, Itália e Alemanha.
Como produtora criativa e produtora executiva, em seu currículo destacam-se os longas-metragens Até que a Música Pare (2024, dir: Cristiane Oliveira), Uma Carta para Papai Noel (2023, dir: Gustavo Spolidoro), A Teoria dos Vidros Quebrados (2021, dir: Diego Fernandes Pujol), A Primeira Morte de Joana (2021, dir: Cristiane Oliveira), Ponto Zero (2015, dir: José Pedro Goulart), As Aventuras do Avião Vermelho (2014, dir: Frederico Pinto, José Maia).
Fabiano Gullane
Fabiano cultiva em mais de 25 anos de carreira uma vasta experiência de criação, produção e comercialização das produções para TV e cinema que realiza. No mercado internacional é reconhecido como um dos principais articuladores da nova onda do audiovisual brasileiro pelo mundo, sendo o responsável direto pela difusão e exportação de dezenas de produções brasileiras para os mais diversos países. Estruturou ações pioneiras de coprodução com a Europa e Ásia e foi um dos colaboradores na criação do Programa Nacional de Exportação “Cinema do Brasil” com apoio institucional da ANCINE e MRE, onde participou como membro do Comitê Gestor. Idealizador, empreendedor e com habilidade particular nos relacionamentos, Fabiano ancora sua carreira na busca incansável de uma curadoria criativa e qualificada dos projetos, de investimentos inovadores, buscando sempre ultrapassar e ampliar as barreiras do mercado brasileiro.
Aline Belli
Graduada em PP e RP com especialização em MKT, é produtora executiva em séries originais Belli Studio como Esquadrão do Mar Azul, Tuca o Mestre Cuca e Boris e Rufus, exibida nos canais Disney, Amazon Prime, dentre outros. Participa como consultora e player, ouvindo pitchings e orientando projetos em eventos como MifKids, Rio2C, além de frequentar feiras internacionais como Kidscreen, Mipcom, IAAPA, ChileMonos, entre outros. Presidente do Santacine e membro do Comitê Gestor do FSA.
Carla Esmeralda
Carla Esmeralda é graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. É idealizadora e produtora dos laboratórios de roteiros no Brasil (Sundance Institute 1996/03, SESC Rio 2004/09 e Sesc / Senac SP 2010/2020). Atuou na área de patrocínio ao cinema de 1992 a 1997 e organizou diversos eventos de desenvolvimento do audiovisual brasileiro e aproximação com o mercado internacional. É diretora do Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, junto à Carla Camurati (desde 2003). Criou, em parceria com a Bravi, o RioContentMarket (de 2011 a 2017). Em 2018, co-produziu com a Gávea Filmes o documentário “A Última Abolição”, de Alice Gomes, em parceria com GloboNews, Globo Filmes e TV Escola
Celia Catunda
Formada em Comunicação Social – Rádio & TV ECA- USP, em 1989, Celia é sócia fundadora da Pinguim Content e criadora e diretora de séries de animação como “De Onde Vem?”, “Peixonauta”, “O Show da Luna!” e dos longas “Tarsilinha” e “Peixonauta, O Filme”, premiado pela ABC (Academia Brasileira de Cinema) e Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema e TV na categoria júri popular. “Peixonauta” recebeu também o Prix Jeunesse Latino Americano, o prêmio APCA e atualmente é veiculada em 90 países. “O Show da Luna!” foi indicada ao Emmy Internacional e é veiculada em mais de 100 países. Em 2021, o longa-metragem “Tarsilinha” recebeu o prêmio de melhor longa-metragem em animação Ibero-americano Festival Chilemonos e o Grande Prêmio da Academia Brasileira de Cinema- 2023, na categoria Longa de Animação. Celia atualmente dirige o longa-metragem “Meu Avô é um Nihonjin” e a nona temporada da série “O Show da Luna!”.
Gabriella Mancini
Belorizontina, é roteirista de cinema e TV, professora de roteiro e script doctor, atuando há mais de 15 anos no mercado. Formada em Roteiro no Curso Regular da EICTV, Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba (2005- 2007). Por mais de cinco anos, foi coordenadora de roteiros na Conspiração Filmes (RJ), onde desenvolveu projetos de animação e live action para adultos e crianças. Já escreveu para as maiores produtoras do país (Glaz, Gullane, LC Barreto, A Fábrica, Migdal, Conspiração, Copa Studio, entre outras) e para canais como Netflix, Disney+, Gloob (Giga Blaster), Nick Jr. (Baby Dino), Discovery+ e TV Rá Tim Bum (Planeta Palavra 1a e 2a temporadas). Ganhou prêmios importantes como roteirista, como a Bolsa da Fundación Carolina (2008), em Madri, e seleção para os laboratórios Novas Histórias SESC (2011), Vila Sésamo/TV Cultura (2014) e BR LAB (2021). Foi repórter do suplemento infantil Folhinha (Folha de S.Paulo) e pesquisadora do Mapa do Brincar. Escreveu os livros infantis Na Rua da Aquarela (2011, ed. Girafinha) e O Pássaro Azul (2023, ed. Estrela Cultural). Para saber mais sobre seu trabalho, visite www.gabriellamancini.com.br
Profissional com 13 anos de experiência em gestão cultural e políticas para o audiovisual. Graduado em Administração pela UFSC e Mestre em Economia pela UFRGS, com ênfase em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas. Foi por sete anos Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte, onde coordenou a formulação e implementação do BH nas Telas – Programa de Desenvolvimento do Audiovisual e da Belo Horizonte Film Commission. Foi Secretário-Geral do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (2023-2024) e chefiou a Assessoria Especial do Ministro da Cultura (2015-2016). Também coordenou o desenvolvimento da plataforma de streaming Spcine Play na Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo – Spcine (2016-2017).
Tatiana Carvalho Costa
Professora, pesquisadora e curadora em Cinema e Audiovisual
Presidente da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro
Professora e curadora em Cinema e Audiovisual. Doutoranda no PPGCom/UFMG. Presidenta da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – e integrante do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro. Titular do Conselho Superior de Cinema. Docente no Centro Universitário UNA (BH/MG). Na UFMG, integra o grupo de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes e é Diretora Artística do FIANb – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. É co-autora dos livros Olhares Contemporâneos (2011), Mulheres Comunicam:Mediações, Sociedade e Feminismos (Ed. Let ramento, 2016), Cinema Brasileiro em resposta ao país (ed. Universo Produção, 2022), Un-Mapping the Global South (Ed. Routledge, 2024), entre outros.