Lançamento da Rede Estadual Primeira Infância de Santa Catarina destaca caráter intersetorial da infância | Mostra de Cinema Infantil Pular para o conteúdo

Lançamento da Rede Estadual Primeira Infância de Santa Catarina destaca caráter intersetorial da infância

A Rede Estadual Primeira Infância de Santa Catarina (REPI-SC) iniciou na manhã deste sábado (31) sua articulação, reunindo cerca de 50 pessoas no Majestic Palace Hotel, para conhecer a missão da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e discutir a formação inicial da organização no estado. O lançamento da rede foi a primeira atividade da 13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que segue até 8 de junho. No encontro, a coordenadora da Mostra, Luiza Lins, destacou a importância da cultura para o desenvolvimento da criança. “Na semana passada, estivemos em Natal participando da Teia Nacional da Diversidade 2014, onde apresentamos uma série de diretrizes voltadas às políticas públicas para a cultura da infância”.

Segundo a coordenadora da secretaria executiva da RNPI, Luzia Laffite, a Rede Estadual Primeira Infância de Santa Catarina terá como missão articular agentes para promover e defender os direitos dos pequenos de 0 a 6 anos. “Os planos de ação devem ser descentralizados, mas ao mesmo tempo articulados, prezando por políticas de estado (e não de governo), que levem em consideração o caráter intersetorial da infância”. Luzia também apresentou o Plano Nacional Primeira Infância, que tem caráter político e técnico.

Durante o lançamento, os participantes também puderam conhecer mais sobre a dinâmica da RNPI e de que forma pode ocorrer a articulação entre as esferas estaduais e, sobretudo, municipais. A programação contou com palestras de entidades que já são membros da rede nacional: Espaço Imaginário, Instituto da Infância (Ifan) e a ONG Avante.

O evento foi aberto ao público e reuniu acadêmicos, servidores públicos, representantes de outras organizações e instituições, entre elas: ONG NO DROGAS, Barca dos Livros, Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), Núcelo de Desenvolvimento Infantil (NDI-UFSC), Casa Amarela – Território do Brincar, Instituto Guga Kuerten e Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé. Foi entregue aos participantes uma série de peças gráficas sobre o tema, inclusive o Guia para a Elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância.

Próximos passos

No dia 8 de junho, às 14h, no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, será realizada uma roda de conversa, seguindo a programação da Mostra de Cinema Infantil, que reunirá crianças e autoridades municipais, entre elas o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho.

A próxima reunião da REPI-SC será realizado no dia 14 de junho, às 9h30, no Porto da Lagoa. As organizações interessadas em compor a Rede Estadual devem entrar em contato pelo email repisantacatarina@gmail.com ou pelo telefone (48) 9181-6227.

Sobre a Rede Nacional Primeira Infância

Existe há oito anos e é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, governo, setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção da primeira infância. A Rede tem como missão fomentar a elaboração, o aprimoramento e a integração das políticas nacionais para as crianças até seis anos de idade.

Com a adesão da Rede de Santa Catarina, apenas oito estados brasileiros não contam com representantes na RNPI.


Publicado em 31 maio 2014


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.