Exibido pela primeira vez em Florianópolis, a animação emocionou a plateia infantil e contou com a presença do diretor Andrés Lieban
Eram duas da tarde de um sábado ensolarado e a fila de crianças já se formava para assistir ao “Meu Amigãozão – O Filme” na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A sessão do longa do diretor, Andrés Lieban, deu o pontapé inicial para a exibição dos filmes no Festival que vai até o dia 22 de outubro. Com os ingressos em mãos, os pequenos tiveram acesso ao Teatro Pedro Ivo, a um saquinho de pipoca e ainda participaram do sorteio de brindes.
Já acomodados em suas poltronas, a diretora da Mostra Luiza Lins, deu as boas-vindas ao público e destacou a importância da arte para os baixinhos. “São 21 anos de Mostra e cada vez mais queremos ocupar a cidade com arte. Por isso é necessário ter educação de qualidade e incentivo ao cinema brasileiro”, destacou Luiza. Logo em seguida, a apresentadora mirim, Mame Diarra, e a apresentadora oficial da Mostra, Raquel Stupp, deram o start no filme.
Com uma história um tanto quanto sensível, o filme traz a história de Yuri, Lili e Matt que se preparam para um dia especialíssimo. Mas seus sonhos vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram. As cores vivas e as aventuras dos personagens encantaram a plateia infantil que a cada cena vibrava, ria e dançava.
O diretor do filme, Andrés Lieban, fez questão de assistir à animação junto à criançada. “A melhor parte de todo trabalho que a gente leva anos para finalizar é poder acompanhar junto com uma plateia como essa e o que mais eu procurei fazer nesse filme foi emocionar as crianças e eu acho que isso aconteceu”, comemorou Lieban.
A emoção pôde ser sentida na saída da sessão quando as crianças deram de cara com o próprio Amigãozão, o elefante Golias, em tamanho real. O personagem ganhou diversos abraços e carinho do público.
Para finalizar, Andrés participou de um bate-papo com as crianças, mediado por Luiza Lins. O cineasta foi bombardeado de perguntas feitas pelas crianças que estavam curiosas para saber um pouco mais da história e da produção do filme.
Meu Amigãozão é uma série animada criada em 2010 que faz sucesso em todo o mundo. A animação já foi vista em diversos países do mundo como China, Canadá, Singapura e muito mais. A versão longa-metragem foi exibida pela primeira vez em Florianópolis neste sábado na Mostra.
Fotos de Carol Arruda.
Domingo na Mostra
Neste domingo (09), vai rolar uma programação bem bacana. O dia começa às 10h com oficina de animação para crianças. Além da sessão de curtas nacionais, às 11h e a pré-estreia do longa nacional, A ilha dos Ilus, às 14h. Ainda tem sessão de curtas internacionais na versão dublada e para finalizar, o longa Poporopó, de Luis Antônio Igreja.
Sobre a Mostra
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.
Além do festival anual, a Mostra tem outras iniciativas com objetivo de levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e fomentar o cinema brasileiro para a infância. Entre elas está o Circuito de Cinema Infantil, dedicado a professores; o Cineclube da Mostra, que acontece todos os fins de semana no Cinema do CIC; e o Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil, que reuniu grandes players do mercado em Florianópolis em julho deste ano.