Um retrato da produção de longas-metragens brasileiros na 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis irá exibir oito longas-metragens convidados, todos estreias e lançamentos recentes, um número maior do que nos anos anteriores, quando foram exibidas de duas a três produções. Na programação da 22ª edição, de 12 a 21 de outubro de 2023,  estarão seis filmes brasileiros e dois internacionais, além dos 100 curtas-metragens de várias partes do mundo selecionados pela curadoria.

Perlimps, longa de Alê Abreu
Perlimps, longa-metragem de Alê Abreu

Entre os longas-metragens brasileiros convidados estão três animações, “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” (SP, 2023), que combina stop motion e live action, e duas ficções. 

“Nós mapeamos a produção recente de longas para crianças e trazemos para exibir na Mostra. Nos últimos dois anos o número aumentou, o que é muito bom. Quem sabe estejamos inaugurando um novo momento. Esperamos que a Secretaria do Audiovisual/MINC e a Ancine  olhem para o audiovisual voltado para crianças de maneira mais estratégica.  Cada vez mais é fundamental trabalhar para a formação de plateia e a difusão de conteúdos brasileiros para crianças”, avalia Luiza Lins, diretora da Mostra. 

Teca e Tuti: uma noite na biblioteca, longa de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo
Teca e Tuti: uma noite na biblioteca, longa de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo

Entre os diretores dos filmes longa-metragens que estarão na Mostra está Alê Abreu, indicado ao Oscar com “O Menino e o Mundo” (2013), já exibido no evento. Dessa vez, ele traz a animação “Perlimps” (SP, 2022), que abre a programação da 22ª edição, no dia 12 de outubro. O filme narra a jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais que precisam superar suas diferenças e unir forças para buscar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra. A produção do longa é da Buriti Filmes em coprodução com Sony Pictures, Globo Filmes e Gloob. 

Filme que mistura stop motion e live action está na programação

Em “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” (SP, 2022), com direção de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego Doimo, uma traça que gosta de histórias vive uma aventura em uma biblioteca e descobre que os livros não devem ser devorados. A empresa Rocambole Produções trabalhou uma década para finalizar a obra, que combina stop motion e live action, tendo em vista a complexidade do trabalho usando bonecos articulados em cenários construídos e montados dentro de um estúdio, um verdadeiro set de filmagens em miniatura. Os personagens Teca e Tuti nasceram no curta “A Traça Teca”, de 2002, já exibido na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Pré-estreia na 22ª Mostra

Premiado em vários festivais, o longa de animação “Placa-mãe” (MG, 2023), com direção de Igor Bastos, terá pré-estreia na Mostra em outubro e será lançado comercialmente em dezembro deste ano. Na narrativa, Nadia, uma androide com cidadania ganha o direito de adotar duas crianças, fato que vira alvo de diversas polêmicas provocadas por um político e digital influencer sensacionalista que quer ganhar popularidade. O filme é da Espacial filmes, que estreia na produção de longas e já coleciona críticas positivas.  

Longa de animação “Placa-mãe”, de Igor BastosLonga de animação “Placa-mãe”, de Igor Bastos

A comédia em animação “Tromba Trem – o filme”, de Zé Brandão (RJ, 2021), é outro filme esperadíssimo. A produção é da premiada produtora Copa Studio, que coleciona duas indicações consecutivas ao Emmy Internacional e é responsável por oito séries de animação originais distribuídas pelo mundo, entre as quais está “Irmão do Jorel” (Cartoon Network) e “Tromba Trem”, série que é distribuída internacionalmente em mais de 25 territórios e deu origem ao longa-metragem “Tromba Trem: O Filme” que estreou em 2022 nos cinemas. No filme, Gajah, um elefante sem memória, é alçado ao status de celebridade do dia para a noite e acaba se afastando de seus velhos companheiros de viagem no Tromba Trem. O estrelato dura pouco pois ele acaba se tornando o principal suspeito de misteriosos raptos. Desvendar o mistério só será possível com a ajuda dos amigos pré-fama: um grupo de obstinados cupins moradores de uma colônia e Duda, uma empolgada e inocente tamanduá vegetariana.

Longa de animação “Tromba Trem - o filme”, de Igor Bastos“Tromba Trem – o filme”, de Zé Brandão

Ficções falam de extraterrestres e seres androides

O filme de live action da produtora Clube de Filmes “Acampamento intergaláctico” (SP, 2022), com direção de Fabrício Bittar, é uma aventura bem instigante. Na narrativa, o garoto Ronaldo acredita em extraterrestres e ao lado da irmã Marina tem a chance de desvendar os segredos do universo no Acampamento intergaláctico. O ator que vive Ronaldo é o youtuber famoso do perfil Gato Galáctico, com milhões seguidores

Gato Galáctico
Acampamento intergaláctico, de Fabrício Bittar

Já “Empirion: Uma aventura com Einstein” (SP, 2023), do diretor Michael Ruman, conta a história de Félix, um pré-adolescente apaixonado por ciência, que terá que deixar a escola. Ele perdeu sua bolsa de estudos e precisa trabalhar porque sua família está passando por dificuldades financeiras devido à doença da irmã, Amelinha. A solução é vencer um concurso de invenções, pois, além do prêmio em dinheiro, terá o sonhado passaporte para o mundo da ciência. A produção é da Anágua Filmes.

Empirion: uma aventura com Einstein Michael Ruman Empirion: uma aventura com Einstein, de Michael Ruman

Ambos filmes têm classificação livre. 

Dois internacionais de peso na Mostra

Dois longas-metragens internacionais serão exibidos na 22ª Mostra. “Wolfwalkers”, com direção de Tomm Moore e Ross Stewart (Irlanda, Luxemburgo, França, 2020), e “Le pharaon, le sauvage et la princesse”  (França, Bélgica, 2022), do diretor Michel Ocelot. Os diretores premiados e reconhecidos no mundo todo têm obras conhecidas pela qualidade e autenticidade e já estiveram na Mostra, exibindo filmes e conversando com o público. 

Le pharaon, le sauvage et la princesse
Le pharaon, le sauvage et la princesse, longa internacional de Michel Ocelot

 “Le pharaon, le sauvage et la princesse” fará sua estreia no Brasil em outubro, na Mostra. Indicado para crianças com idade a partir de 6 anos, o filme narra 3 contos, 3 épocas, 3 universos: uma epopeia do antigo Egito, uma lenda medieval de Auvergne, uma fantasia do século XVIII em trajes otomanos e palácios turcos. 

“Para dar acesso ao público brasileiro, iremos dublar o filme em português”, conta Luiza Lins, lembrando que a obra de Ocelot se destaca pela beleza e poesia, além de mergulhar em culturas e mundos diferentes. 

Wolfwalkers, Longa-metragem internacional de Tomm Moore e Ross Stewart
Wolfwalkers, longa-metragem internacional de Tomm Moore e Ross Stewart

“Wolfwalkers” é a terceira e última parcela da “Trilogia Folclórica Irlandesa” de Moore, seguindo seus filmes anteriores “O Segredo de Kells” (2009) e “Canção do Mar” (2014). O filme conta a história de Robyn Goodfellowe, uma jovem aprendiz de caçadora que chega à Irlanda com seu pai durante uma época de superstição e magia para acabar com a última matilha de lobos. Ela faz amizade com uma garota de espírito livre, Mebh, um membro de uma tribo misteriosa que dizem ter a habilidade de se transformar em lobos durante a noite.  “Wolfwalkers” é uma coprodução internacional liderada por Cartoon Saloon e Mélusine Productions, o processo do filme foi apresentado durante a Mostra em 2020, antes mesmo de seu lançamento. Estreou em festivais em 2020 e já recebeu muitos elogios da crítica.

22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será presencial e terá seleção de filmes disponível online

A 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá 100 curtas-metragens nacionais e internacionais, de 19 estados brasileiros e nove países, nos gêneros animação, ficção, documentário, experimental e videoclipe, além dos longas-metragens convidados. O evento começa no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, e segue até o dia 21 do mesmo mês, com programação presencial em Florianópolis e seleção de filmes disponíveis na plataforma online Itaú Cultural Play

Uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil, a Mostra é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil.  Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. Nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada online, com transmissão para todo o Brasil. 

Serviço

22º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

De 12 a 21 de Outubro de 2023 – presencial e online

Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook YouTube


Publicado em 03 agosto 2023


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo