O convidado mais que especial da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chegou em solo catarinense cheio de ensinamentos na bagagem. Na manhã desta sexta-feira, 10 de julho, Michel Ocelot ministrou uma oficina de animação para crianças nas dependências da Aliança Francesa. O cineasta francês ensinou truques e técnicas básicas de animação para cerca de 15 pequenos, que participaram compenetrados da atividade.
As crianças brincaram de fazer animação. Passando um lápis, rápido e de cima para baixo, sobre duas folhas de papel com desenhos parecidos, criaram a impressão de movimento. “O desenho de um homem pode parecer um senhor cansado ou um verdadeiro atleta, só depende da velocidade com a qual movemos o lápis”, explicou.
O diretor pediu a todos os participantes que soltassem a imaginação e colocassem um pouco de sonho no papel. Depois, conversou com cada um dos “alunos”, discutindo as ideias, dando conselhos e explicando o processo de continuidade dos desenhos. As amigas Helena Gassen e Helena Salej, de 8 anos, adoraram a experiência, e seguiram à risca todos os conselhos do criador do personagem Kirikou.
Ao final da oficina, Michel Ocelot estava no meio da criançada. Todos os pequenos estavam a sua volta, observando os desenhos e querendo aprender mais e mais com o francês um tanto africano, que encanta pela magia de seu trabalho.
Já durante a tarde da sexta-feira, 10, Ocelot ministrou oficina para estudantes de cinema e interessados em animação. O diretor francês conversou com os participantes e respondeu inúmeras perguntas sobre sua técnica.