Mais de 800 pessoas compareceram ao primeiro dia da 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Foram exibidos 20 filmes entre longas e curtas-metragens durante o evento no Centro Cultural Integrado (CIC). Entre eles, duas estreias: a série sobre infâncias indígenas Gente Verdadeira, de Chico Faganello e o curta-metragem UPS!, de Galvão Bertazzi e Luís Canau.
Logo na primeira sessão Maria Vitoria, uma criança indígena, discursou no idioma Kaingang, com tradução da pequena Sofia. Com um texto imponente e emocionante, Maria pas
sou o recado para o público sobre a preservação do meio ambiente e exaltou a existência dos indígenas como os grandes responsáveis por manter as florestas brasileiras de pé.
Na parte da tarde foi a vez da exibição do longa-metragem Uma carta para Papai-Noel, de Gustavo Spolidoro, que contou com um bate-papo muito bacana após a sessão. “O fato do longa passar no Dia das Crianças é incrível, ainda mais sendo exibido na Mostra Infantil porque as crianças estão mais acostumadas a um modelo de cinema mais comercial e aqui se proporciona outros tipos de histórias”, comentou Spolidoro.
Seguindo a programação da tarde, 18 curtas-metragens puderam ser apreciados pelo público que gargalhou e se emocionou com roteiros de alto nível na telona do Teatro Ademir Rosa. Na última sessão, ainda rolou a estreia mundial do curta-metragem UPS! de Galvão Bertazzi e Luís Canau. Sem deixar também de dar destaque ao curta filmado em Florianópolis Imole INa, de Ingrid Vivian de Souza.
O Palquinho da Mostra também foi um sucesso com a apresentação “Teclas encantadas”, da musicista Patricia Bolsoni e Crianças.
Da Rússia para a Mostra
A Mostra também foi destino de um casal russo e seus dois filhos neste sábado. Denis Burlakov e Nadya Eremina se mudaram para Florianópolis há 8 meses e decidiram apreciar o primeiro dia do evento.
“Com os filmes podemos conhecer mais do Brasil e de outros países e é interessante para os pais também porque é um ambiente que aproxima pais e filhos”, destacou Burlakov que completou citando seus filmes favoritos: “Adorei o das conchas e dos super heróis…”, referindo-se às animações “Maréu”, de Nicole Schlegel e “Super-Heróis”, de Rafael de Andrade.
Para a mãe Nadya, o evento é interessante também para os criadores dos filmes. “É uma ótima possibilidade para criadores dos filmes se encontrarem como profissionais e eles podem mostrar suas ideias e criatividade para o público”, disse e finalizou com um elogio à Mostra, “tudo foi bem organizado”.
A 23ª Mostra vai até dia 19 de outubro, no CIC.
Siga a Mostra nas redes: Instagram / Facebook / YouTube e confira a programação completa aqui!
E para que crianças de todo o Brasil tenham acesso a Mostra, uma seleção de filmes ficará disponível de 12 a 31/10, no Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita, dedicada ao cinema brasileiro.
Conheça as sinopse de todos os longas-metragens aqui!