Entre os dias 29 de junho e 1 de julho, o Mif.Kids reunirá realizadores, produtores e executivos de grandes empresas brasileiras e internacionais, como Globo Filmes, Gloob, Disney e Paramount, para falar sobre histórias e narrativas, produção e coprodução, financiamento, distribuição e exibição em streamings em variadas telas. O encontro, aberto ao público, acontecerá no Hotel Majestic, em Florianópolis, mediante inscrição gratuita, até a segunda-feira dia 27/06, aqui neste link.
Iniciativa pioneira no Brasil no segmento audiovisual para a infância, o Mif.Kids se propõe a apresentar, desenvolver, negociar, agenciar e vender projetos dedicados a crianças.
Entre alguns dos painelistas estão Cecília Mendonça, executiva The Wall Disney Company – Latin America, Flavia Costa, Gerente de Conteúdo do Gloob, Isabela Silveira, pesquisadora da Cultura Infância na UFBA, a roteirista Mieke de Jong, Flavia Naliato, especialista de conteúdo da Globo Filmes, Tiago Mello, sócio-diretor da Boutique Filmes, Juliana Capelini, diretora-executiva da Conspiração Filmes e Tulani Nascimento, fundadora do Favelacult.
Um dia da programação será dedicado ao Pitching dos nove projetos selecionados e trabalhados anteriormente no Lab Infâncias Diversas, primeira etapa do Mif.Kids, realizada online entre 1 e 15 de junho, com o objetivo de aprimorar o desenho narrativo dos projetos e preparar os realizadores para a apresentação ao mercado. No dia 30 de junho, entre 9h e 18h30, cada autor terá 8 minutos para apresentar o seu projeto para uma plateia de até 30 executivos de streamings, canais, produtoras e distribuidoras. Posteriormente, eles terão 12 minutos para responder perguntas dos possíveis compradores.
“O Mif.kids é o primeiro evento focado no mercado do audiovisual para as crianças a acontecer no Brasil e na América Latina. Com suas ações, tem o propósito de ser uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimento para produção audiovisual, no recorte infanto-juvenil. E, com igual prioridade, ser uma plataforma de articulação e fomento de negócios, promovendo maior pluralidade e diversidade nas telas para os pequenos”, diz Luiza Lins, uma das diretoras do Mif.Kids, ao lado de Carla Esmeralda e Paulo Barata, profissionais com décadas de trabalho pelo audiovisual brasileiro e suas aproximações com o mercado internacional.
Além do Lab Infâncias Diversas e do Encontro de Mercado, o Mif.Kids 2022 conta com um terceiro pilar: o Pós-pitching & Agenciamento, que será realizado durante um ano, a partir de 1 de julho de 2022, e consistirá em consultorias para o desenvolvimento dos projetos, sob o ponto de vista negocial, bem como a apresentação, agenciamento e venda dos projetos com a chancela Mif.Kids aos executivos do mercados brasileiro, latino-americano e global.
O Mif.Kids 2022 é uma realização da Lume Produções Culturais em parceria com a Esmeralda Produções, com produção associada de Paulo Barata. Tem o patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA / BRDE / ANCINE (Agência Nacional de Cinema) / Fundação Catarinense de Cultura – Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Governo do Estado de Santa Catarina.
Programação:
Quarta-feira, 29 de junho:
14h30 às 15h10:
Santa Catarina Apresenta:
Luiza Lins recebe a Secretaria Municipal de Turismo, a Universidade Federal de Santa Catarina e o Santacine – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina, que dão as boas-vindas e apresentam a cena audiovisual catarinense, suas principais ações e desafios no setor e as perspectivas para o futuro da produção audiovisual do estado e qual é o foco em conteúdo infanto-juvenil.
Moderação: Flávia Guerra – Jornalista
15h20 às 16h
Mif.Kids Apresenta:
Carla Esmeralda, Luiza Lins e Paulo Barata dão as boas-vindas e apresentam o Mif.Kids, seus objetivos e principais frentes idealizados em respostas aos desafios da produção audiovisual brasileira para o público infanto-juvenil. Apresentam também o tema central da edição de 2022: a diversidade.
16h10 às 16h50
Pesquisadora da Cultura Infância fala sobre a infância, os principais desafios, demandas e potenciais desse público para o mercado da produção audiovisual, principalmente, da criança como ‘sujeito de direitos’, que precisa ser compreendida em toda a sua complexidade pelo mercado, e roteirista holandesa fala sobre a arte de escrever para crianças e porque escreve para esse público.
Com: Mieke de Jong e Isabela Silveira (UFBA)
17h às 17h40
Por um mundo mais diverso
Executivas da Disney, Globo Filmes e Gloob falam como trabalham a diversidade em suas produções audiovisuais para a infância e quais são os seus principais desafios.
Com Cecília Mendonça (Disney), Flávia Costa (Gloob), Flavia Naliato (Globo Filmes)
Moderação: Sofia Ferreira
Quinta-feira, 30 de junho:
9h às 9h30:
Boutique Filmes Apresenta:
Executivo de séries como 3% e Temporada de Verão da Netflix, Mila no Multiverso da Disney+, Zoo da Zu da Discovery Kids e SOS Fada Manu do Gloob apresenta as experiências da Boutique Filmes em pitchings e rodadas de negócios em eventos.
Com: Tiago Mello
9h às 18h20:
Pitching Infâncias Diversas
Apresentação do Pitching dos 11 projetos selecionados e trabalhados pelo Lab Infâncias Diversas em consultorias online de desenho narrativo e técnicas de pitching realizadas entre os dias 01 e 15 de junho.
A Comissão de Seleção do Lab Infâncias Diversas foi composta por Carolina Sanches, Marcia Zanelatto, Michel Carvalho e Paulo Barata.
Sexta-feira, 01 de julho:
9h às 10h10:
Cartoon Network e Cartoonito Apresentam
Gerente Sênior de Produções Originais do Cartoon Network e Cartoonito apresenta as necessidades das marcas para a produção de conteúdo para o público pré-escolar e infanto-juvenil, incluindo a diversidade em suas obras.
Com: Marina Filipe (Cartoon Network e Cartoonito Latam)
10h20 às 11h:
Por que produzimos para crianças?
Executivas da Gullane, Conspiração Filmes e Favelacult falam sobre por que produzem para crianças, quais são os desafios e as estratégias na produção e distribuição e como trabalham a diversidade em suas obras.
Com: Daniela Aun (Gullane Filmes), Juliana Capelini (Conspiração Filmes) e Tulani Nascimento (Favela Cult)
11h10 às 11h50:
PARAMOUNT apresenta:
Executivo apresenta as estratégias da Paramount para a encomenda de conteúdo para a Paramount+ e Nickelodeon, com foco para o público infanto-juvenil e Young Adult, com destaque para como trabalham a diversidade em suas obras.
Com: Fabio Mostof (Paramount Brasil)
12h às 12h40:
BOX KIDS apresenta:
Diretor de canais do grupo Box Brazil apresenta o novo canal voltado para conteúdo infantil e suas estratégias para aquisição de conteúdo.
Com Ramiro Azevedo: Box Kids
14h30 às 15h10:
APAN apresenta:
Vice presidenta da APAN, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, apresenta a plataforma Todesplay e fala sobre as ações da associação no fomento das realizações audiovisuais produzidas por profissionais negras e negros e na promoção destes profissionais no mercado audiovisual.
Com Thais Scabio: Todesplay
15h20 às 16h:
Delegação do Rio Grande do Sul apresenta:
A presidência do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS, em conjunto com produtoras e roteiristas, especialistas em temáticas de diversidade, abordam panorama de produção do setor do estado, trazendo dados e projetos que dialogam com a produção de conteúdo para a infância.
Com: Diego Tafarel, Gautier Lee, Kaya Rodrigues e Sofia Ferreira
16h10 às 16h50:
VITRINE FILMES apresenta:
Diretor da Vitrine Filmes fala sobre as escolhas da empresa para coprodução de projetos e estratégias de distribuição de filmes de conteúdo infanto-juvenil.
Com: Felipe Lopes: Vitrine Filmes
17h às 17h40:
POR QUE PRODUZIMOS PARA CRIANÇAS?
Sócios fundadores da Biônica, Tenda dos Milagres e Pé de Moleque Filmes falam sobre por que produzem para crianças, quais são os desafios e as estratégias na produção e distribuição e como trabalham a diversidade em suas obras.
Com: Bianca Villar (Biônica Filmes), Cecília Amado (Tenda dos Milagres) e Eduardo Lurnel (Pé de Moleque Filmes)