Iniciativa de Carla Esmeralda, Luiza Lins e Paulo Barata visa apoiar, desenvolver e apresentar ao mercado 9 projetos. Inscrições vão até 8 de abril.
Estão abertas as inscrições para o Lab Infâncias Diversas, ação do Mif.Kids 2022 – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil. O Mif.Kids 2022 é uma iniciativa pioneira no Brasil no segmento de audiovisual para infância e se propõe a apresentar, desenvolver, negociar, agenciar e vender projetos dedicados a crianças para o mercado audiovisual. Candidatos(as) podem se inscrever até o dia 8 de abril no https://www.mostradecinemainfantil.com.br/mifkids/. Os nove projetos selecionados serão divulgados no dia 14 de maio.
O objetivo do Lab é aprimorar o desenho narrativo e o pitching de projetos audiovisuais que tenham a diversidade e a pluralidade na infância como tema, universo, protagonismo ou personagens, seja nas telas ou por trás delas, na criação, com equipes diversas e plurais em sua origem. O pitching é uma prática muito usada atualmente para que se conheça melhor os projetos audiovisuais. Pitching no dicionário de business significa “mercadorias expostas à venda” e na linguagem do beisebol significa “lançar a bola ao batedor”.
“O pitching visa buscar uma sinalização positiva para o início de negociações, que podem ser para o desenvolvimento, produção ou licenciamento. Consiste em uma exposição oral que defina a história, a narrativa e o formato de um projeto audiovisual para uma banca de compradores de projetos. Cada pitching tem suas regras próprias em termos de tempo da exposição oral por parte do autor/produtor do projeto e o tempo de perguntas do comprador”, afirma Carla Esmeralda, uma das diretoras do Mif.Kids, ao lado de Luiza Lins e Paulo Barata.
A iniciativa é uma maneira de apoiar realizadores (as) em seus projetos e prepará-los para uma apresentação ao mercado. Isso se dará por meio de consultorias especializadas que acontecerão entre 1º e 15 de junho.
Consultoria especializada: O Lab Infâncias Diversas conta com mais de dez consultores que darão consultorias especializadas para aprimorar o desenho narrativo dos 9 projetos selecionados. Entre os consultores estão Aline Belli (Peixonauta), Andrés Lieban (Meu AmigãoZão e Toquinho no Mundo da Criança), Ale McHaddo (Osmar, a primeira fatia do pão de forma), Carolina Sanches (fundadora do LERCONECTA), Cássio Pereira dos Santos (diretor de Valentina e Marina não vai à praia), Flavia Lins e Silva (roteirista de Detetives do Prédio Azul), a roteirista Marcia Zanelatto, o diretor e roteirista Marton Olympio, Michel Carvalho (roteirista de Torre das Donzelas e Malhação), Renata Sofia (colaboradora das séries Temporada de Verão e DPA), Rosane Svartman (roteirista de Tainá 3 e Pluft), Jefferson Dê (diretor de Escola de Gênios/ Gloob) e Pedro Paulo Andrade (diretor e roteirista de O Melhor Som do Mundo).
Os selecionados também serão premiados com a participação no Pitching do Encontro de Mercado do Mif.Kids 2022, em Florianópolis, que será realizado de 29 de junho a 1º de julho. Cada autor apresentará seu projeto para uma plateia de até 30 executivos de streamings, de canais, produtoras e distribuidoras. No Pitching do Mif.kids serão disponibilizados 8 minutos para a apresentação e 12 minutos para perguntas do comprador.
“Nesta edição do Mif.Kids 2022, pensamos especialmente nas crianças brasileiras que precisam ser apresentadas à riqueza da diversidade humana e à pluralidade social e cultural de nosso país. Incontáveis pesquisas mostram quanto sofrimento poderia ser evitado às crianças se os conteúdos que elas veem diariamente fossem espelhos mais generosos e inclusivos de crianças e adultos de todas as culturas, etnias, corpos, identidades, jeitos de ser, de viver, de amar e de pensar”, diz Luiza Lins.
Apoio a realizadores(as) para participação em Encontro de Mercado
A organização do Mif.Kids irá apoiar financeiramente os realizadores(as) para a apresentação de seus projetos no Encontro de Mercado, em Florianópolis. A viagem e a estadia de um representante de cada um dos 9 projetos selecionados será custeada pelo evento.
O Mif.Kids 2022 é uma realização da Lume Produções Culturais em parceria com a Esmeralda Produções, com produção associada de Paulo Barata. Tem o patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA / BRDE / ANCINE (Agência Nacional de Cinema) / Fundação Catarinense de Cultura – Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Governo do Estado de Santa Catarina.
Mif.Kids 2022
O evento se articula em três pilares: Lab Infâncias Diversas; Encontro de Mercado no Mif.Kids 2022 em Florianópolis, evento que reúne realizadores, produtores e executivos de grandes empresas de mídia brasileiras e internacionais para falar sobre financiamento, coprodução, distribuição e exibição em streamings e telas de cinema, além de realização de Pitching com projetos selecionados no Lab; e Pós-pitching & Agenciamento, com consultorias para o desenvolvimento dos projetos, sob o ponto de vista negocial, bem como a apresentação, agenciamento e venda dos projetos com a chancela Mif.Kids aos executivos do mercados brasileiro, latino-americano e global.
À frente do Mif.Kids estão Carla Esmeralda, Luiza Lins e Paulo Barata, profissionais com décadas de trabalho pelo audiovisual brasileiro e suas aproximações com o mercado internacional. Saiba mais em https://www.mostradecinemainfantil.com.br/mifkids/
Cronograma:
14/03 a 8/04: Inscrições de projetos para o Lab Infâncias Diversas, em www.mostradecinemainfantil.com.br
14/05: Divulgação dos 9 projetos selecionados para o Lab Infâncias Diversas
01/06 a 15/06: Realização do Lab Infâncias Diversas – Online
29/06 a 01/07: Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil – Presencial
01/07/2022 a 01/07/2023: Pós-pitching & Agenciamento