As crianças Camilla Araújo, 12 anos, estudante do Centro Educacional Menino Jesus, e João Otávio da Costa, 9 anos, do colégio Elisa Andreoli, foram as apresentadoras da abertura da 15ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no começo da tarde deste sábado, no Teatro Pedro Ivo. As duas crianças foram acompanhadas de Raquel Stüpp, apresentadora oficial.
Em seguida foram chamados os realizadores do filme As aventuras do pequeno Colombo, Rodrigo Gava e Marco Alteberg, que foi exibido na tela do Teatro após a solenidade de abertura. Os diretores falaram sobre a carreira do longa que em breve vai entrar no circuito comercial. Marco refletiu sobre a importância da Mostra como janela de lançamento e exibição da cinematografia brasileira direcionada para as crianças.
Luiza Lins, diretora do festival, destacou que ao longo desses anos a Mostra uniu pessoas no país inteiro e ajudou a formar um grupo forte que defende e propõe políticas culturais para a infância. Atualmente faz parte do Grupo Nacional Cultura Infância e também da Rede Nacional Primeira Infância.
“Obtivemos várias conquistas, e desde a última edição estivemos trabalhando em uma comissão dentro do Ministério da Cultura para pensar a regulamentação da Lei 13.006, que estabelece duas horas de cinema brasileiro nas escolas de ensino básico”, discursou a diretora.
Luiza Lins destacou a importância dos patrocinadores, como a Funcultural do Governo do Estado, que garantem a realização da Mostra. Lembrou da ex-presidente da Fundação Franklin Cascaes, Lélia Pereira da Silva Nunes, que acreditou no festival logo em sua primeira edição, em 2002.
Toda a programação da Mostra é gratuita. É aberta para o público nos finais de semana 2 e 3; e 9 e 10 de julho. Durante a semana, as Sessões Escola ocorrem no CIC, mas estão todas lotadas. A programação completa pode ser conferida em www.mostradecinemainfantil.com.br.
Fotos: Kélen Oliveira