O laboratório integra a programação do encontro de Mercado e Conteúdo de Ficção, Animação e Games e acontece de 22 a 25 de outubro na ACATE. As inscrições são gratuitas.
A produção nacional de longas-metragens, séries e games aumentou consideravelmente nos últimos anos. Com foco nesse setor em expansão, a 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis promove, de 20 a 27 de outubro na ACATE, o 1º Encontro da Indústria Criativa da Região Sul – Animação, Games e Conteúdo Infantil. O objetivo é reforçar o potencial das indústrias de animação e games de Santa Catarina e consolidar a vocação de Florianópolis em relação à produção de conteúdo para a infância. “É um incentivo da Mostra para formar e capacitar o mercado e construir, junto aos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, uma indústria criativa de nível internacional”, explica Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil e idealizadora do Mercado e Conteúdo junto com Arthur Nunes, da Plot Kids.
Atenta à capacitação de realizadores locais e ao fomento da produção, a Mostra de Cinema Infantil têm investido cada vez mais na capacitação de produtores e realizadores locais, por meio dos fóruns e encontros que já acontecem dentro do festival. “Precisamos colaborar com essa indústria em expansão e Florianópolis tem estrutura empresarial, tecnológica e de ensino para isto”. O objetivo, completa Luiza, também é que esses jovens que estão se especializando tenham mercado de trabalho na região.
Laboratório de Desenvolvimento está com inscrições abertas
Dentro do encontro de Mercado e Conteúdo, a Mostra realiza a primeira edição do 11 mil pés Lab Audiovisual, iniciativa independente para desenvolvimento de projetos audiovisuais de longa e curta-metragens e séries de televisão. O laboratório acontece de 22 a 25 de outubro na Acate, das 8h30 às 13h30, e as inscrições são gratuitas e estão abertas até 03 de outubro. Serão destinadas até três vagas para projetos da região Sul do país e até 40% das vagas para autores e roteiristas negros e mulheres.
Criado pela roteirista e produtora Vanessa Fort e pelo diretor de arte e produtor Fernando Timba, a iniciativa conta com a parceria da Mostra de Cinema Infantil e tem o propósito de contribuir para desenvolvimento de projetos apoiados com qualidade conceitual, artística e de narrativa, com apoio de reflexões e debates contemporâneos.
11 mil pés Lab Audiovisual é desenhado para reflexão e análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva, em torno do argumento, da narrativa, e de todo o material de bíblia, que inclui referências, conceitos, descrição de personagens, sinopses, e primeira versão de roteiro.
Fernando Timba é diretor de arte, produtor e diretor de obras audiovisuais. Diretor de arte de diversos curta metragens, como “A Felicidade Delas” de Carol Rodrigues (2018), “Animador” de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet (2011) ao lado de Laura Carvalho, “Sem Asas”de Renata Martins (2018), ao lado de Luana Castilho, e do longa metragem “A Cidade Aqui Dentro”, direção de Matias Mariani (Primo Filmes e Tabuleiro Filmes, 2017, em finalização) e da série “Feras”(MTV e Primo Filmes, 2018). Integrou a comissão de seleção do Prêmio Estímulo de Curta-Metragens 2012, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Membro da comissão de seleção do edital Proav Novos Roteiristas do Ministério da Cultura (2017). Participa do Júri Profissional do Festival Anima Mundi desde 2009. Jurado da edição 2014 do festival Curta Santos ao lado de André Klotzel e Lilian Solá Santiago. Desde 2015 atua como parecerista externo de projetos de audiovisual da Ancine / FSA. Orientou projetos de longa metragem de ficção no Lab Cinegritude/Narrativas Negras, parceria APAN e Spcine – 2016 e 2017. Pré-júri do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2017. Premiado no 8º Festival Latino Americano de Cinema como Melhor Projeto de Curta Ficção pela ABD-SP, 2013. Animador para créditos de abertura de longa metragens como “Divã” (Total Filmes e Globo Filmes) e séries televisivas como “Retornados” (Praga Conexões, Jurubeba e Canal Curta!), Básico (Mixer e Multishow), Globo Ecologia (2008).
Vanessa Fort Roteirista e produtora. Atua na criação e produção de projetos de cinema e televisão. Tem formação em audiovisual, dramaturgia e filosofia. Há 15 anos, se dedica à produção audiovisual para crianças e adolescentes. É criadora, roteirista e coordenadora de roteiros da série Mundo Ripilica, que está no ar pela Discovery Kids. É consultora de desenvolvimento e roteiro de projetos como o longa-metragem de ficção “A Terra e os sonhos” de Cássio Pereira dos Santos, a série Live-action “Os Valentins” de Flávia Lins e Silva e Cláudia Abreu, “Óraculo das Borboletas Amarelas”, de Tatiana Nequete, e de produtoras como a Carnaval Filmes, Estúdio Teremim, entre outras. É pesquisadora e roteirista da série “Borboletas e Sereias”, de Bárbara Cunha, e é pesquisadora, roteirista e produtora-associada do longa-metragem “Eleições”, de Alice Riff. Realizou trabalhos para canais como: TV Escola, Cartoon Network, Discovery Kids e Gloob. É da equipe fundadora do comkids, foi coordenadora geral e editorial da iniciativa por oito anos e curadora-convidada do Youtube Kids. Foi coordenadora de desenvolvimento, de roteiros e roteirista dos 5 projetos do Núcleo Criativo (PRODAV 3) da Singular, produtora da Beth Carmona e Geraldo Leite. Foi júri do Prêmio TAL, Fan Chile, Japan Prize, Ministério da Cultura da Colômbia e de editais de desenvolvimento e curta-metragem da SPCine, onde também fez mentoria em edital afirmativo.
O regulamento pode ser acessado aqui, e a ficha de inscrição está disponível aqui.
A lista dos projetos selecionados nesta primeira edição será divulgada até o dia 11 de outubro aqui no site da Mostra.
SERVIÇO
O quê: 11 mil pés Lab Audiovisual, dentro do encontro de Mercado e Conteúdo de Ficção, Animação e Games
Quando: de 22 a 25 de outubro, das 8h30 às 13h30.
Onde: ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)
Regulamento completo neste link
Inscrições aqui
*A partir de 1 de outubro, no site da Mostra, confira a programação completa do 1º Encontro da Indústria Criativa da Região Sul – Animação, Games e Conteúdo Infantil.
(Notícia atualizada em 28/09/2018)