De 28 de junho a 14 de julho, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis torna a cidade um dos maiores palcos da cultura infantil no país. Além de exibir mais de 100 longas e curtas, o evento propõe novas maneiras de se pensar a cultura para a criança.
O escritor Manoel de Barros será homenageado na abertura. Grande poeta da literatura brasileira, ele retrata em seus livros a criança, a natureza, a riqueza da linguagem e das brincadeiras – temas base para o espetáculo Crianceiras, que encerrará o evento.
Para as crianças
A programação infantil, todos os dias aberta ao público e durante a semana também às escolas, foca as crianças de 4 a 14 anos.
Entre os longas a serem exibidos está a animação brasileira História Antes de Uma História, de Wilson Lazaretti, que conversará com a plateia após o filme. Também falarão com o público os diretores Heiki Ernits e Janno Põldma, de Lotte e o Segredo da Pedra da Lua (Estônia e Letônia). Outro destaque é a exibição do documentário I am Eleven, gravado por crianças de onze anos de 15 países diferentes.
Participam da Mostra Competitiva 72 curtas de todo o Brasil para dois prêmios: melhor curta para o júri infantil e melhor curta segundo o júri formado por Thais Caramico, Gabriela Romeu, Marcus Tavares, Samantha Ribeiro e Monica Fantin, especialistas que são referência em temas infantis. Entre os curtas, há a estreia de O Sumiço da Coroa, dos diretores catarinenses Chico Faganello e Marco Martins.
Outro ponto alto da Mostra é a participação da blogueira catarinense Isadora Faber, que discutirá o protagonismo infantil logo após a exibição do filme O Fim do Recreio.
A programação terá, ainda, Sessões Anima Mundi; Sala de Leitura, Videoteca e Brinquedoteca; oficinas gratuitas de interpretação e confecção de bonecos; Palquinho da Mostra com artistas catarinenses; Mostras itinerantes em vários bairros da Grande Florianópolis; e Circuito Estadual de Cinema Infantil nos municípios catarinenses.
Para os adultos
Além da vinda de diretores brasileiros e estrangeiros, alguns debates serão do interesse dos adultos. O 9º Encontro Nacional de Cinema Infantil trabalhará o tema da Cultura e Infância com a participação de Karen Acioly (Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, RJ), Evandro Salles (artista visual) e Beth Carmona (Comkids e Prix Jeunesse Iberoamericano), além da coordenadora da Mostra, Luiza Lins.
Também será exibido o documentário argentino A Educação Proibida, crítica a anacronismos do sistema educacional que vem gerando discussões em inúmeros países. O diretor German Doin conversará com o público após o filme, e o tema também será debatido em mesa com Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (Secretário Municipal de Educação), Carla Dozzi (Coordenadora Geral de Cultura e Educação do MinC), Fabiana Marcello (UFRGS), Maria Angélica Santos (Programa de Alfabetização Audiovisual) e Patrícia Durães (Clube do Professor).
A Mostra
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é um dos únicos eventos no Brasil sobre cinema que foca as crianças, com linguagem própria para elas e objetivos educacionais.
Desde 2002, quando foi criado pela diretora e roteirista Luiza Lins, o evento já exibiu mais de 500 curtas e 40 longas. O público direto recebido pelo festival já soma mais de 300 mil crianças, e o público que já participou pela internet é ainda maior.