O melhor do cinema internacional para crianças e nova versão de “Pluft, o Fantasminha” no fim de semana na Mostra. Tudo gratuito!

A exibição do longa-metragem “Pluft, o Fantasminha”(2022) e o melhor do cinema internacional  para crianças são os destaques deste fim de semana na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que também tem sessões de curtas nacionais, show Catarininha no Palquinho e show da Mostra “Crianceiras Mário Quintana”. Tudo gratuito, no teatro Governador Pedro Ivo. 


Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman

O sábado começa com a sessão de curtas internacionais, às 11h. Nesta seleção, filmes da França, Índia, Espanha e Colômbia, que trazem um recorte do melhor que se produz para crianças nestes países e no mundo. Todos os filmes são legendados e têm classificação Livre. A indicação da Mostra é para crianças com idade a partir dos 8 anos. 

Para as crianças menores tem sessão logo no início da tarde, às 14h. Entre os curtas nacionais estão produções de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Essa sessão é indicada para crianças a partir de 4 anos. 

Para assistir aos filmes é preciso chegar meia hora antes da sessão e retirar o ingresso gratuito na bilheteria do teatro.  Após a sessão, cada pessoa do público pode retirar a sua pipoca gratuita. E isso vale para todas as sessões de cinema da Mostra, que segue até dia 22 de outubro. 

“Pluft, o Fantasminha”: o primeiro longa infantil filmado em 3D do país 

No sábado, às 15h, será exibido o tão esperado “Pluft, o Fantasminha” (2022), de Rosane Svartman, que conta a história da inesperada amizade entre um fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel e as muitas aventuras que vivem juntos. Inspirada na peça teatral de Maria Clara Machado (1921-2001), um clássico brasileiro, o filme é um marco no cinema para crianças: é o primeiro longa infantil filmado em 3D do país e utiliza tecnologias para alcançar os efeitos especiais como filmagens subaquáticas. O longa-metragem já está nos cinemas e poderá ser visto gratuitamente na Mostra.

A primeira versão de “Pluft, o Fantasminha” (1964), de Romain Lesage, foi exibida em 2003 na 2ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

“É uma honra trazer a nova versão do Pluft para o público da Mostra, filme dirigido pela Rosane Svartman, que é uma parceira do festival. Estamos felizes também em ter a presença da  atriz Lolla Belli, protagonista da história, que estará no bate-papo após a sessão”, conta Luiza Lins, diretora da Mostra. 

Música para celebrar a infância e a arte

Para fechar com chave de ouro o sábado, tem Palquinho da Mostra, às 17h. O show Catarininha faz um passeio pelas histórias das músicas catarinenses para crianças. No palco, Gustavo Barreto (guitarra e voz), Natascha Hak (voz),  Mohamed ali Gueblaoui (saxofone e flauta) e Silvio Cesar  (bateria). 

Outra atração imperdível deste fim de semana no festival é o show “Crianceiras Mário Quintana”, com o cantor e compositor Márcio de Camillo e banda, no domingo, dia 16, às 16h, para encerrar a programação da Mostra no Teatro Governador Pedro Ivo (as sessões seguem acontecendo até 22 de outubro no cinema do CIC). 

Dirigido por Luiz André Cherubini, do Grupo Sobrevento, o espetáculo vale-se de um cruzamento com o Teatro de Brinquedo ou Teatro de Papel, no qual figuras bidimensionais de papelão formam o cenário desenhado pelo renomado designer e artista gráfico Carlo Giovani. Na montagem, o intérprete vê a sua casa e a sua cidadezinha serem invadidas por enormes edifícios até a chegada de outros três músicos que trazem consigo a primavera que terminará por “florir por sobre os muros”.

O show traz Márcio de Camilo, na voz, violão e viola caipira; Nath Calan, na percussão e bateria; Tiago Sormani, no teclado, sanfona, flauta e clarinete; Denise Ferrari, no violoncelo; além de dois atores – contrarregras. Todos cantam e formam coros que acompanham os diversos ritmos (valsa, forró, jazz, rock, entre outros) que compõem o espetáculo.

Durante o festival estão sendo entregues vouchers do show “Crianceras Mário Quintana”, que precisarão ser trocados por ingressos no dia do show, uma hora antes do início. O voucher precisa ser solicitado à produção e aos monitores da Mostra, no teatro Governador Pedro Ivo. As vagas são limitadas.

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. 

Em 2022, a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis estará em diversos espaços da cidade e chega a mais de 100 instituições de ensino municipais. O festival é produzido através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas  Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro,  Teltec, Itaú e Fischer. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Serviço

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

7 a 22 de outubro de 2022 || Gratuito 

7/10 – cinema do CIC, às 9h

8 a 16/10 – Teatro Governador Pedro Ivo | Centro Administrativo do Governo de SC, diversos horários

17 a 21/10 – Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, diversos horários

20/10 – Reitoria da UFSC, às 14h

20/10 – Vila Aparecida, 19h

21/10 – Largo da Alfândega, 19h

Assista pelo Itaú Cultural Play

Confira a programação completa


Publicado em 14 outubro 2022


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo