Em todo debate sobre a produção de conteúdo para o público infanto-juvenil discute-se as normas para a construção de histórias e roteiros de qualidade, que resgatem valores e formem indivíduos ‘do bem’.
Segundo a pesquisa MídiaQ, do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes – os dez mandamentos para uma programação de qualidade para crianças segundo pais e mães são:
1. Confirmar valores (transmitir conceitos como família, respeito ao próximo, solidariedade);
2. Incentivar a auto-estima (não reforçar preconceitos nem estereótipos);
3. Preparar para a vida (propor temas importantes para a futura vida profissional e social);
4. Gerar curiosidade (despertar o gosto pelo saber);
5. Não ser apelativo (não banalizar a sexualidade e a violência; não induzir ao consumismo);
6. Ser atraente (ter música, competições, ação, humor; falar a linguagem do público infanto-juvenil);
7. Despertar o senso crítico (fazer a criança e o jovem refletirem, mostrar a diversidade);
8. Mostrar a realidade (apresentar limites e conseqüências, sem agressividade);
9. Gerar identificação (mostrar dúvidas e situações próprias da infância e da adolescência);
10. Ter fantasia (estimular a brincadeira, a fantasia e fazer sonhar).