Com um total de 10 horas de duração, abordará processos de curadoria, planos de divulgação e etapas de produção. Será ministrada por Antonio Leal, consultor e realizador de festivais, e Tetê Mattos, curadora e pesquisadora de festivais (UFF – Universidade Federal Fluminense).
A Mostra emite certificado de participação.
Disponível a qualquer momento, no canal de YouTube da Mostra
Nesta oficina prática com uma hora de duração, Ally Collaço irá estimular as crianças a coletarem elementos naturais e, com eles, construir pequenas narrativas usando a técnica de contação de história e jogo lúdico chamada “Era uma vez”.
O objetivo é promover iniciação à construção básica de narrativa, etapa prévia na construção de histórias e elaboração de ideias para diferentes linguagens, entre elas o próprio cinema.
Sobre a ministrante
Ally Collaço é doutoranda e mestre em Educação (UFSC), bacharel em Cinema, com ênfase no trabalho com cinema na educação. Oficineira e professora de Cinema há quase 15 anos em Florianópolis (SC).
Para produtores, gestores culturais e para quem busca:
Antonio Leal
Antonio Leal, atua há 28 anos na área cultural coordenando, produzindo e desenvolvendo inúmeros projetos, com destaque no segmento de festivais e mostras de cinema. É diretor do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol; diretor do CINEsporte – Festival de Cinema de Esportes; consultor do Amazonas Film Festival; presidente do Fórum Nacional de Festivais Brasileiros de Cinema; membro da Diretoria da FICTS (Federation Internationale Cinema Television Sports) Milão, Itália; co-autor do “Diagnóstico Setorial dos Festivais Audiovisuais Brasileiros”; e diretor-Executivo do IBEFEST-Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais.
Tetê Mattos
Niteroiense, é doutora em Comunicação pela UERJ com a tese defendida em 2018 sobre o Festival do Rio. É professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas para a graduação em produção cultural sobre projetos culturais e festivais de cinema. Entre 2002 e 2013, dirigiu o Araribóia Cine – Festival de Niterói. Foi curadora e consultora do Amazonas Film Festival entre 2005 e 2013. Foi coordenadora técnica de pesquisas de mapeamento de festivais audiovisuais brasileiros (2006 a 2009) e festivais do Rio de Janeiro (2013). Atualmente integra o grupo de pesquisa Festivais de cinema e audiovisual – histórias, políticas e práticas. Documentarista, dirigiu os curtas-metragens premiados “Era Araribóia um Astronauta?” (1998), “A Maldita” (2007), “Fantasias de Papel” (2015), e o longa-metragem “A Maldita” (2019). Exerce atividades de curadoria, consultoria e júri em mostras e festivais audiovisuais. Publica artigos em revistas e livros especializados em cinema com foco em festivais de cinema e cinema documentário. Torce pela Portela e pelo Fluminense.
Módulo 1
OS FESTIVAIS AUDIOVISUAIS NO CONTEXTO CULTURAL BRASILEIRO
O circuito de festivais de cinema no Brasil e exterior / histórico
O papel cultural, artístico, social e econômico dos festivais de cinema
Intercâmbio com os festivais / Fórum dos Festivais / Código de ética
Módulo 2
ASPECTOS CONCEITUAIS
Porque criar um festival e para quem?
Perfil, periodicidade, duração e abrangência
Desenho estrutural do festival
A imagem do festival – identidade visual
Curadoria e programação
Módulo 3
PRODUÇÃO E GESTÃO
Planejamento das ações / visão geral / orçamento / cronograma de execução
Aspectos técnicos, artísticos, logísticos, operacionais e de infraestrutura [definição da equipe,
regulamento, júri, premiações, homenagens, exibição, cerimônias e outros]
Dimensões comunitárias, Acessibilidade e Acesso
Estratégias de comunicação
Pós-produção e formas de avaliação
A próxima edição
Módulo 4
DESENVOLVIMENTO / CENÁRIOS DE VIABILIDADE
Identificação de potenciais patrocinadores, parceiros e apoiadores
Mecanismos de fomento, editais, leis de incentivo, financiamento coletivo,
financiamento direto e outros
Módulo 5
ASPECTOS LEGAIS
Ancine-Condecine / Classificação indicativa / Ecad
Compromissos legais com financiadores, parceiros e apoiadores
Metodologia aplicada: aulas expositivas com suporte de programas de apresentação, projeção das experiências de festivais destacados, exibição de conteúdo audiovisual, utilização de arquivos, imagens e planilhas para exposição pormenorizada dos temas elencados nos módulos da oficina.