O Laboratório Novas Histórias do Programa SESC SP/ SENAC São Paulo de desenvolvimento de roteiros 2016 está com as inscrições abertas até o dia 5 de Agosto. Também está aceitando inscrições o Curso on-line “Produção audiovisual infantil de qualidade”. As aulas começam na segunda quinzena de agosto
O Laboratório Novas Histórias terá sua sexta edição realizada entre os dias 22 e 25 de novembro de 2016 no Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-Escola Senac, com evento de abertura no dia 21 de novembro de 2016 e evento de encerramento no dia 26 de novembro de 2016, ambos gratuitos e abertos ao público e realizados no CineSesc, em São Paulo.
Com o objetivo de oferecer a jovens roteiristas brasileiros a oportunidade de um espaço de encontro com especialistas do mercado brasileiro e do mercado internacional para a troca criativa de ideias e experiências sobre a arte de escrever uma história para o cinema, o Laboratório Novas Histórias é voltado a roteiristas estreantes ou não estreantes com até um longa-metragem produzido na função de roteirista e/ou de diretor.
Este ano o Laboratório Novas Histórias reserva para esta edição de 2016, conforme o regulamento, metade de suas vagas para roteiros voltados para os públicos infantil e juvenil. Há uma nova geração de roteiristas, diretores e produtores que dedicam seus primeiros filmes à enorme população de crianças e adolescentes brasileiros. Quem faz filmes para esses públicos contribui para nosso autoconhecimento, incentiva a criatividade e aproxima nosso cinema desse público fundamental. O momento é oportuno para o apoio ao desenvolvimento do setor, possibilitando a existência de mais filmes brasileiros para crianças e jovens, sejam do tipo live action ou utilizando técnicas de animação.
Para mais informações e esclarecimentos sobre o processo de inscrição ou sobre o funcionamento do Laboratório Novas Histórias, basta escrever uma mensagem para o e-mail labnovashistorias@gmail.com.
Curso on-line “Produção audiovisual infantil de qualidade” 2016
Como saber o que meninos e as meninas esperam da televisão? Como identificar conteúdos pertinentes e de qualidade na televisão infantil? Como as crianças estão representadas na tela? Podemos desenvolver histórias atraentes que tenham qualidade? Qual é a complexidade de se criar histórias e personagens com as quais os meninos e meninas possam se identificar? Como desenvolver projetos audiovisuais para as diferentes mídias?
Em 2016, o comKids convida, uma vez mais, os interessados em produção de mídia infantil a refletir sobre qualidade a partir de visões e dimensões inovadoras. O curso on-line “Produção audiovisual infantil de qualidade: da inspiração à realização” apresenta o desafio de gerar espaços para a formação de competências relacionadas com a produção de conteúdos para esse segmento. Trata-se de uma grande oportunidade para a troca de informações e experiências profissionais e para projetos conjuntos que proporcionem mais e melhores obras para a infância no Brasil e também na América Latina.
O curso 2016 é uma reedição da versão da mesma formação, realizada em 2015. A foto mais acima nesta página é do filme “Senha verde”, uma produção do Goethe-Institut e diversos canais latinoamericanos. Os produtores estão entre os docentes do curso.