Quando o universo conspira

Quando o universo conspira, curta-metragem de 2008 de Caio Bortolotti, integra a Sessão Jovem da 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O filme conta a história de um garoto que não consegue conquistar uma menina e é ajudado por elementos como o Tempo, o Vento e a Música, que conspiram a seu favor.

Em 2003, o texto, até então uma peça de teatro, foi premiado pela Funarte. “Era uma peça que eu tinha escrito quando tinha 19 para 20 anos. Escrevi meio sem pretensão, estava formando meu grupo de teatro e a ideia era encenar textos próprios. A verdade é que eu já tinha alguma experiência, fiz teatro durante toda a minha infância e adolescência. Minha avó, Henriqueta Bortolotti, é professora de teatro há 50 anos. O texto continuou inédito no teatro, alguns grupos até se interessaram depois que eu ganhei o prêmio, mas os projetos ficaram parados.”

Caio formou-se em Jornalismo e decidiu trabalhar com audiovisual. Em 2005, soube do edital do Ministério da Cultura para incentivo à produção de curtas, resolveu adaptar o texto para as telonas e ganhou. “A experiência foi fantástica, penso mesmo que tudo foi uma grande ‘conspiração a meu favor’. Acho que não é muito natural para uma equipe experiente ter um cara de vinte e poucos anos tomando todas as decisões artísticas, mas foi incrivelmente tranquilo. Gravamos a história toda no pátio interno do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Ensaiamos bastante e acho que consegui passar para a tela exatamente o que estava na minha cabeça.”

O diretor diz que o importante era fazer um filme infanto-juvenil que fosse ao mesmo tempo poético e engraçado, simples e enigmático “que dissesse algo para a galera”. Quando o universo conspira participou de vários festivais, com premiação de Melhor Diretor no Festival da Lapa 2008 e Melhor Ator para César Cardadeiro no Festival do Coração, em São Paulo.


Publicado em 04 julho 2009


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo