A 13ª Mostra de Cinema Infantil, que aconteceu entre os dias 31 de maio a 08 de junho, teve números surpreendentes. Em nove dias, atingiu um público total de 17.758 pessoas. Nesta edição, 9.508 pessoas participaram das atividades da Mostra – e consumiram 9.773 saquinhos de pipoca. A itinerância chegou a 11 escolas da Ilha, São José e Palhoça. Nessas escolas, 7.250 crianças assistiram aos filmes desta edição. O Circuito Estadual espalhou-se por 161 municípios catarinenses. Em Florianópolis, durante a semana da Mostra, cinco escolas aderiram ao Circuito e exibiram filmes para 1.000 crianças.
Mostra Competitiva
Para a Mostra Competitiva desta 13ª edição, foram selecionados 64 filmes de um total de 113 curtas inscritos. “Erros”, de Rodrigo Soldado, foi eleito o Melhor Filme segundo o júri oficial, composto por Samantha Ribeiro (TV Brasil), Chico Faganello (Filmes que Voam) e Lia Mattos (Espaço Imaginário), profissionais com grande referência em jornalismo, educação e audiovisual infantil no país.
Já o público infantil elegeu “O Balãozinho Azul”, de Fauston da Silva, como Melhor Filme. Cada uma das produções escolhidas recebeu o Prêmio Aquisição no valor de R$ 10.000,00 da TV Brasil e um troféu.
Menções honrosas foram dedicadas às séries infantis apresentadas e aos curtas produzidos em Santa Catarina.
“A produção e difusão de conteúdo audiovisual infantil e infantojuvenil é uma das principais missões da TV Brasil. A gente gostaria de parabenizar a Luiza pela realização da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que é a mais importante Mostra brasileira de conteúdo nacional infantil”, destacou Samantha Ribeiro durante a premiação.
Vencedores:
Menção Honrosa – Séries Infantis
“Carrinhos do Alto Santa Maria”
“Casinhas e Guisadinhos do Vale do Jequitinhonha”
Menção Honrosa – Curtas Catarinenses
“O Ser Curioso”, de Júlia Machado (SC)
“Taí ó, uma aventura na Lagoa”, de Mauricio Venturi (SC)
Melhor Filme – Júri Oficial
“Erros”, de Rodrigo Soldado (RJ)
Melhor Filme – Júri Especial das Crianças
“O Balãozinho Azul”, de Fauston da Silva (DF)
Longas, Oficinas e Shows
Entre os longas exibidos na Mostra, destaque para o filme nacional O menino e o espelho e a animação internacional Anina, que foi dublada ao vivo.
A Mostra ofereceu ainda duas oficinas: uma de teatro para crianças, com a profissional Raquel Stüpp, e uma oficina de introdução à animação por meio de brinquedos óticos, com Ana Lígia Becker.
O encerramento da Mostra foi marcado por uma roda de conversa sobre relação da criança com a cidade. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Florianópolis, Dalmo Vieira, ouviu não apenas os adultos presentes mas principalmente as ideias das crianças para uma cidade melhor.
Além das sessões realizadas durante a Mostra no Teatro Pedro Ivo, o Circuito Estadual de Cinema Infantil e em 11 escolas da Grande Florianópolis, os filmes foram exibidos gratuitamente no canal infantil do site www.filmesquevoam.com.br, que oferece o acervo da Mostra para pequenos festivais em escolas, cineclubes e outros centros culturais.
A Mostra é muito mais do que um festival de cinema. É um projeto sócio-cultural, que promove educação, formação de platéia para o cinema, ampla inclusão social e valorização da cultura brasileira.
Público Adulto
Durante a 13ª edição da Mostra, além da exibição dos filmes, o público adulto pode participar do Fórum Cinema e Educação, que apresentou o Projeto “Territórios do Brincar”, com exibição de curtas-metragens e relatos de experiência com Renata Meirelles e David Reeks e participação de Sandra Eckschmidt (Escola Casa Amarela). A programação teve o lançamento da proposta da Rede Estadual da Primeira Infância e a Roda de Conversa sobre a relação da Criança com a Cidade.
Veja também
Programação Público Adulto 2014