O público compareceu em peso nos espaços do evento espalhados pela cidade, como o Teatro Pedro Ivo e o Cinema do CIC. As sessões também ocorreram na Biblioteca da UFSC, na ACIC (Associação Catarinense para Integração dos cegos), no Espaço Olodum, no Espaço Marighella e em diversas escolas.
As escolas públicas de Florianópolis tiveram um papel fundamental na 22ª Mostra de Cinema Infantil, exibindo os filmes selecionados em suas próprias instituições. Com a participação de 156 escolas, a Mostra levou o cinema para dentro das salas de aula, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora para milhares de estudantes. Além disso, escolas públicas e particulares levaram seus alunos para sessões especiais no CIC, ampliando ainda mais o alcance do evento.
Além do festival anual, a Mostra de Cinema Infantil realiza outras ações durante o ano, entre elas o Cineclube da Mostra, com filmes já exibidos no festival ao longo desses 21 anos de trajetória.
¨O Cineclube Escolar vem para aumentar o alcance da Mostra. O primeiro passo foi o Cineclube aos sábado e esse é mais um passo, também em direção à Lei 13.006, de 2014, que prevê obrigatoriedade da exibição de duas horas de filmes nacionais nas escolas. A gente está aos poucos tentando que o cinema entre na escola de maneira definitiva”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra, grande guarda-chuva de outras iniciativas que valorizam o cinema brasileiro e constroem cidadania.
Uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil, a Mostra é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. Nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada online, com transmissão para todo o Brasil.
O festival é produzido através da Lei de incentivo à Cultura e nesta edição contou com o patrocínio das empresas Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro, Teltec, Itaú e Fischer. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
Veja como foi a Programação da Mostra 2023