Sessão Cinema ao Vivo homenageia Charlie Chaplin

Uma experiência que levará crianças e adultos aos tempos clássicos do cinema mudo, com a exibição da comédia “O Circo” com trilha sonora executada ao vivo pela centenária Banda da Lapa!

 

Entre as novidades da Mostra de Cinema Infantil deste ano uma em especial vai proporcionar ao público – das crianças aos adultos – a experiência que remete às origens do cinema, em especial ao cinema mudo, da primeira metade do século passado, quando as exibições eram acompanhadas por trilhas musicais executadas ao vivo. No domingo (30), às 19h15min, a tela do festival rende uma homenagem à sétima arte e ao genial Charlie Chaplin com a exibição do clássico “O Circo”, comédia de 1927 e, tal qual como naqueles tempos, com a animação musical em tempo real. No caso, a centenária Banda da Lapa, de Florianópolis. Não custa lembrar, a entrada é gratuita e para toda a família!

O filme será exibido na Sessão Cinema ao Vivo, projeto do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) que realiza projeções de grandes clássicos do cinema mudo musicados por bandas e artistas catarinenses. Especialmente para a edição deste ano, o MIS-SC leva ao público essa vivência divertida, sensorial e histórica. “É um projeto de muito sucesso que acontece na cidade, e é importante dar visibilidade e ampliar para todos os públicos. Ao mesmo tempo, exibir Charles Chaplin é uma vontade antiga, e nada melhor que celebrar os 18 anos com este personagem tão amado e que revolucionou o cinema”, explica a diretora e idealizadora da Mostra, Luíza Lins.  

Produzido, escrito, dirigido e protagonizado por Charlie Chaplin, a comédia “O Circo” traz o amado personagem “Vagabundo” se refugiando em um circo enquanto foge da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer entra no espetáculo e cai nas graças do público. Diante do sucesso, o herói acaba contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. O patrão espertalhão só não contava com o romance entre a acrobata, que também é sua filha, e o intrépido Vagabundo.

A essência do Cinema ao Vivo é proporcionar ao público a oportunidade de assistir grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgata-se a tradição do antigo “cinema mudo”, onde, devido a limitações tecnológicas, o som era executado simultaneamente a cada exibição, o que tornava cada sessão única.

Sobre a Banda da Lapa

Fundada em 15 de agosto de 1896, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa é uma das mais respeitadas entidades de Florianópolis, declarada de utilidade pública municipal pelo Decreto nº 3.767/92, de 21 de maio de 1992. A banda conta com cerca de 30 músicos, todos voluntários, que se apresentam em festas tradicionais na Ilha e em todo estado com seus dobrados, marchas religiosas, sambas, valsas, choros, rocks, baiões, funks, entre outros gêneros musicais. A centenária banda é dividida em flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trombones, bombardinos e tubas; instrumentos de percussão, do triangulo à bateria; guitarra, teclado e contrabaixo elétrico.

Desde o século 19, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa mantém a tradição de ensinar gratuitamente crianças, jovens e adultos a arte da música, seja para enriquecer o cotidiano ou para oportunizar a geração de emprego e renda. A continuidade da Banda da Lapa se dá a partir das oficinas musicais, pois os alunos e futuros músicos serão mantenedores da instituição, ajudando na formação de quem, mais tarde, pode também ingressar na iniciativa.

Serviço

A 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis apresenta:

Sessão Cinema Vivo com o filme “O Circo”, de Charlie Chaplin, e trilha sonora executada pela Banda da Lapa.

Quando: 30 de junho, às 19h15 min

Local: Teatro Gov. Pedro Ivo

Entrada: Gratuita

Classificação etária: Livre


Publicado em 26 junho 2019


Patrocinadores da Mostra
Mostra de Cinema Infantil
Pular para o conteúdo