A Mostra de Cinema Infantil acontece também nos bairros mais afastados do Teatro Governador Pedro Ivo. São sete sessões itinerantes espalhadas por todos os cantos de Florianópolis. A novidade deste ano é a Sessão Família ao ar livre no Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional, que aconteceu na abertura da mostra (30) e terá sua última edição no próximo sábado (7), às 18h. Também gratuita, a sessão aberta ao público irá exibir os melhores curtas-metragens desta edição da mostra: “Lá do Alto”, “Fábula da Vó Itá”, “Dando asas à imaginação”, “Dia das Nações” e “Próxima”.
As outras sessões itinerantes acontecem durante a semana em escolas, espaços culturais e organizações sociais. São organizadas antecipadamente por meio de agendamento. Pela primeira vez a itinerância chega também a uma escola particular com exibição na Escola Vila Olímpia, no bairro Jurerê.
As maiores escolas de norte a sul da capital transformam-se em espaços itinerantes da Mostra, como a Escola Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses, e a Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche. Cada uma delas recebe seis sessões durante manhã e tarde. Outros espaços são o Lar Fabiano, que oferece atividades educativas a crianças no contraturno escolar, a Fundação Cultural Badesc e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mais de 3.600 crianças são esperadas nas sessões agendadas.
A Mostra de Cinema Infantil segue com as Sessões Escola, 9h e 14h30, durante a semana, no Teatro Governador Pedro Ivo. No próximo sábado (7), o festival exibe filmes nacionais e internacionais em quatro sessões: Sessão de Curtas Internacionais (10h30 e 14h), Sessão de Longa Internacional (16h) e Sessão Jovem Curtas Nacionais (18h). Domingo (8) é dia de premiação e do show de encerramento com a atração “Tchiribim Tchiribom Cantando pelo Mundo com Fortuna”. Toda a programação é gratuita. A pipoca também.
Texto: Paula Guimarães
Foto: Jéssica Antunes