A 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é sinônimo de inclusão social. Além de oferecer cinema, transporte e pipoca gratuita às escolas públicas no Teatro Pedro Ivo, o festival percorre 54 pontos de exibição. Mais de vinte mil crianças pelo Estado recebem os filmes em escolas, fundações e centros culturais.
Uma das sedes que recebeu o evento nesta semana foi a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, no Bairro Floresta, em São José, que atende crianças e adultos de todas as idades com diversos tipos de deficiência.
“O cinema de bom conteúdo serve como formação para os deficientes. A arte desperta a alegria, desperta o que eles tem de bom a oferecer e mostra que eles também são capazes de acompanhar esses projetos, de ler, ouvir, apreciar “, ressalta a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Carmen Cunha Halsey.
A professora Mônica de Oliveira, da fundação, destaca: “A mostra está de parabéns tanto pelas ações nas escolas e no próprio Pedro Ivo, mas merece ainda mais aplausos pelo canal da infância do site www.filmesquevoam (que disponibiliza filmes gratuitamente para exibição pública). Eu já baixei todos os filmes e vou levá-los para a sala de aula”.
A coordenadora da itinerância da região da Grande Florianópolis, Jupira Dias, lembra que os locais de exibição são escolhidos de acordo com a quantidade de crianças que vão assistir aos filmes e o grau de dificuldade de acesso ao cinema.