O show infantil “Zoró Zureta” fez parte da abertura da 20ª Mostra do Cinema Infantil de Florianópolis neste sábado (16). A apresentação foi vista por centenas de pessoas de todo Brasil no canal da Mostra no Youtube.
Por Juliana Rabelo
“Dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo, cata piolho”. Com muitas parlendas e trava línguas, a apresentação de Zeca Baleiro e Banda é recheada de brincadeiras com a língua portuguesa. Neste sábado (16), o músico abriu a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis com o show ‘Zoró Zureta’.
A abertura contou com a presença da diretora do evento, Luiza Lins, que falou sobre os 20 anos da Mostra. “Quando a gente iniciou a Mostra lá atrás, todo mundo questionava, existe cinema brasileiro? E a Mostra foi mostrando ano a ano que sim, que existe cinema brasileiro de muita qualidade”, afirmou.
Logo após a fala da diretora foi a vez de Zeca Baleiro e Banda entrarem em cena. Com um cenário psicodélico, quatro mulheres (vozes e percussão) e um homem (teclado) dividem o palco com o cantor: Tata Fernandes, Nô Stopa, Simone Julien, Vange Milliet e Pedro Cunha.
No repertório, canções clássicas como “Onça Pintada”, “O Ornitorrinco” e “Papai e Mamãe” e pela primeira vez, Zeca cantou a música autoral da trilha do longa-metragem ‘Tarsilinha’, que terá exibição especial, em sessão única, na Mostra no dia 23/10, às 16h.
A apresentação, vista ao vivo por centenas de pessoas no canal da Mostra no YouTube , também teve momentos de histórias e brincadeiras interativas.
O show é a combinação de dois álbuns infantis de Zeca, “Zoró” e “Zureta”. A ideia de montar um show dedicado às crianças veio depois que Zeca se tornou pai de duas crianças. Desde o nascimento deles, o cantor passou a compor para os filhos, no total são mais de 60 canções destinadas a eles.
O show está disponível na íntegra no canal da Mostra no Youtube.
Abertura da Mostra com a diretora Luiza Lins
Para dar as boas-vindas às crianças e a todos e todas que acompanhavam a transmissão ao vivo, o host da Mostra Luciano Souza, a apresentadora Raquel Stupp e a diretora e idealizadora da Mostra Luiza Lins, falou sobre os 20 anos de uma trajetória dedicada a valorizar e fomentar o cinema brasileiro para crianças.
“Entendemos que se a gente quisesse fazer um evento dessa magnitude, a gente tinha que chamar muitos amigos, parceiros e incentivar políticas públicas para o setor (…) Foi com muito trabalho que mudamos essa realidade e hoje a criança brasileira se vê na tela, isso é necessário porque a criança precisa se reconhecer, gostar e conhecer a sua cultura”, disse.
Assista a abertura na íntegra:
Sobre a Mostra
A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis vai de 16 a 31 de outubro, online e gratuita, com 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, oficinas, masterclass, Encontros de Cinema Infantil e Encontros de Mercado – mif.kids.
Como acessar a programação
O acesso a todas as atividades da Mostra e aos filmes se dará de forma simples e intuitiva. Basta entrar no www.mostradecinemainfantil.com.br, navegar pelos programas de filmes, escolher os títulos que vai assistir e clicar nos links de acesso.
Para participar das sessões e atividades ao vivo, localize o evento desejado na programação e, na hora marcada para acontecer, clique no link de acesso.